Início » Descubra os sintomas que podem avisar que seu corpo está carente de vitaminas

Descubra os sintomas que podem avisar que seu corpo está carente de vitaminas

As vitaminas são compostos orgânicos e nutrientes essenciais de que o organismo necessita para exercer, de forma eficiente, as suas funções. Portanto, a deficiência dessas substâncias ocasiona uma série de problemas e prejuízos para a saúde.

Sem as vitaminas essenciais, o corpo fica mais cansado e apático. Além disso, há o enfraquecimento do sistema imunológico, ou seja, o organismo fica mais suscetível aos microrganismos nocivos.

Existem alguns sintomas que podem indicar a necessidade de vitaminas no seu organismo. Confira quais são:

Palidez

Uma pele muito pálida pode indicar a falta de vitamina B12. É possível notar essa carência rapidamente, pois sem essa vitamina, você se sentirá muito deprimida e cansada. Para solucionar esse problema, é essencial consumir mais carne e frutos do mar.

Pele Seca

Se ao invés de palidez, você notar a pele mais seca, isso pode ser um indício de falta de vitaminas A e C. A vitamina A é muito importante para preservar a saúde da pele, especialmente após a exposição ao sol.

Já a vitamina C é essencial para o colágeno, que é uma proteína usada pelo corpo para produzir novos fios de cabelo, regenerar a pele, garantir o crescimento das unhas e tecidos conjuntivos e ainda fortalecer o sistema imunológico.

Portanto, o aconselhado é consumir couve, pimentões (particularmente variedades vermelhas, laranjas e amarelas), repolho, cenoura, alface, espinafre, damasco, toranja, laranja, ameixa, entre outros.

Cabelo Seco

Um cabelo seco e frágil pode ser um sinal da falta de biotina, também conhecida como vitamina B7. Essa condição pode ser provocada pelo uso de antibióticos. Para aumentar os níveis dessa vitamina, você precisa comer carnes, peixe, vegetais, frutas, cogumelos e leguminosas com mais frequência.  

Caspa

A caspa é causada pela falta de vitaminas B2 e B6, além de também ser um resultado da deficiência de minerais essenciais, como zinco ou magnésio. Portanto, ela pode ser produzida, entre outras razões, por deficiências nutricionais. Para acabar com este problema, você deve incorporar à sua dieta alimentos como chocolate amargo, amendoim, cenoura, ovos, peixe e feijão.

Olhos Inchados

Uma consequência da falta de vitaminas no corpo é a falta de iodo. Por isso, se você tem inchaço nos olhos e extremidades, seu corpo pode estar com baixa quantidade de iodo, causado pela deficiência de vitaminas. Tente adicionar um pouco de sal iodado nas refeições e consuma mais frutos do mar, laticínios e pão.

Sensibilidade à Luz

A falta de vitamina A e B2 podem fazer com que os olhos fiquem mais sensíveis à luz. No entanto, se você estiver com problemas relacionados aos olhos e à visão, é necessário consultar um médico.

Sangramento das Gengivas

Quando o corpo está com baixa quantidade de vitamina C, o sistema imunológico fica bem mais enfraquecido. Essa situação pode provocar o sangramento das gengivas, dor nos músculos e ossos, bem como problemas nos dentes. Essa vitamina está presente em grandes quantidades em frutas cítricas e pimentões vermelhos.

Acne

A acne é uma condição cutânea caracterizada pelo surgimento de espinhas e cravos na pele, devido a um processo inflamatório. Ela pode ser um dos sintomas da falta de vitaminas, principalmente da vitamina A. Para evitar esse problema, consuma mais peixes, fígado, gema de ovo, manteiga e vegetais verdes e amarelos.

As informações contidas nesse site não substituem as orientações de um especialista. Consulte sempre seu médico.

Veja Mais!

Grupo: Gazeta Sul Bahia

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021