Início » Fique atento! Estes sinais podem indicar problemas na Tireoide

Fique atento! Estes sinais podem indicar problemas na Tireoide

A tireoide possui uma importante função na regulação dos inúmeros processos metabólicos do corpo, como a regulação do crescimento, desenvolvimento, temperatura corporal, frequência cardíaca e pressão arterial.

Os problemas que envolvem essa glândula podem afetar a sua estrutura e suas atividades, causando o hipertireoidismo (produção de mais hormônios que o normal) e o hipotireoidismo (insuficiência de hormônios).

Os desequilíbrios na glândula tireoide são muito frequentes e os sintomas, muitas vezes, são silenciosos. No entanto, é muito importante conhecer os principais sinais que podem indicar problemas e que são um alerta do corpo. Conheça alguns:

Tristeza e Depressão

A mudança no humor pode ser um sinal de alteração da tireoide. Quando ela produz poucos hormônios, os níveis de serotonina diminuem e isso se traduz em sentimentos negativos. Se ocorre o contrário e a tireoide cria mais hormônios, é mais comum a sensação de irritação e inquietação.

Mudança de Peso

Se, mesmo com a prática de exercícios físicos e com uma dieta balanceada, você não consegue perder peso, isso talvez ocorra por conta dos problemas na tireoide. O mesmo acontece se, por mais que você coma, não consegue ganhar peso. As alterações metabólicas possuem relações com esses desequilíbrios.

Prisão de Ventre

Um dos principais sinais de disfunção na tireoide é dificuldade de evacuar, ainda que se coma legumes, verduras e fibras. Se você sofre continuamente com a prisão de ventre e isso causa inchaço abdominal ou dores intestinais, não hesite em consultar um médico.

Problemas no Sono

Os problemas de insônia ou até mesmo pesadelos recorrentes estão relacionados com a glândula tireoide. Também pode haver manifestação através de uma maior necessidade de dormir e dificuldades para levantar cedo, já que a falta de ativação da tireoide torna as funções corporais mais lentas.

Dores Articulares

As dores articulares é um sintoma que pode estar ligado à diversas patologias ou até hábitos cotidianos como, por exemplo, a intensa prática de exercícios ou levantar peso em excesso.

O funcionamento insuficiente da tireoide pode provocar dores articulares, sobretudo nos braços e nas pernas. Esse fator requer bastante atenção, já que pode causar fibromialgia.

Pele Seca

Com os distúrbios na tireoide, a pele tende a ficar mais ressecada e “descamando”. As pernas e o rosto são dois lugares em que mais se pode notar essas características. Também é possível identificar a falta de hidratação nas axilas e no couro cabelo. Em muitos casos, isso ocorre devido à diminuição da transpiração.

Colesterol Alto

Quando uma pessoa sofre de hipotireoidismo, o metabolismo do seu corpo fica mais lento e ela não consegue queimar as gorduras de maneira correta. Por isso, o nível de colesterol e triglicerídeos se eleva.

Perda de Libido

A perda de libido (falta de interesse sexual) pode estar ligada a algum problema na tireoide. O mal-estar emocional e psíquico, ganho de peso e dores articulares podem piorar essa condição.

Dores no Pescoço

Desordens na tireoide podem causar uma pressão no pescoço e isso gera dores e dificuldades para engolir os alimentos. A rouquidão é também um outro sintoma, pois com o aumento de tamanho da glândula, há a compressão da traqueia.

Dores Musculares

As dores musculares intensas podem estar associadas aos distúrbios na tireoide. Se, além disso, algumas partes do corpo ficam dormentes com muita frequência, é necessário a consulta com um especialista.

Alterações no Apetite

A vontade de comer muito ou também a falta de apetite são mudanças que podem ser provocadas por alterações na tireoide.

Palpitações

Mesmo sem o esforço físico, quando o coração costuma a bater mais depressa, isso é um sinal de alerta. Se você notar as pulsações no pescoço ou nos pulsos quando estiver em repouso, talvez esse seja um sinal de excesso de produção dos hormônios da tireoide.

Pressão Alta

A hipertensão pode ser causada por diversos fatores. No entanto, quando se consomem medicamentos para controlá-la ou segue-se uma dieta saudável e, a pressão permanece elevada, talvez seja preciso examinar a tireoide.

Queda de Cabelo

Devido aos problemas de metabolismo, a pele do couro cabeludo pode ficar muito seca. Essa condição pode provocar a queda muito grande de cabelo. Além disso, os pelos das sobrancelhas também podem cair e os das pernas, axilas ou da região demoram a crescer.

As informações contidas nesse site referem-se à tratamentos caseiros e não substituem os tratamentos indicados por um especialista. Consulte sempre seu médico.

Veja Mais!

Grupo: Gazeta Sul Bahia

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021