A pele é um órgão integrante do sistema tegumentar e possui como principais funções a proteção dos tecidos, regulação da temperatura, a reserva de nutrientes, a abrangência das terminações nervosas sensitivas, entre tantas outras.
Dessa forma, ela está relacionada diretamente com o funcionamento vital de nosso corpo. Por isso, algumas doenças de pele como a acne, rosácea, eczema, dermatite ou psoríase podem também ser sinais de alerta sobre doenças no corpo.
Relação entre o Intestino e a Pele
A medicina oriental afirma que as causas de algumas doenças em um determinado sistema são interligadas a diferentes regiões do corpo. Por exemplo, a medicina funcional trata a acne e muitas outras doenças de pele como transtornos inflamatórios do sistema autoimune.
Nessa perspectiva, a pele está relacionada com as funções do canal de energia do intestino grosso. Por isso, uma alimentação saudável e equilibrada melhora a aparência da pele e até de nossas relações interpessoais, já que também melhora o humor.
Portanto, a saúde da pele está estritamente relacionada com a saúde do intestino. Assim, para ter uma pele saudável e livre de acnes, cravos ou outros problemas, é preciso o intenso cuidado com este órgão do sistema digestório.
Entre os alimentos que podem ajudar a recuperar essa conexão entre o intestino e a pele estão:
Caldos de Ossos
Este é um alimento tradicional muito utilizado para curar. O benefício para o corpo é feito através do colágeno, uma proteína que, além de manter a aparência jovial da pele, unhas e cabelos, também auxilia na fortificação das articulações.
Loções de Ervas
Alguns tônicos de ervas possuem alta eficácia na cura de infecções crônicas. Um exemplo é o chamado “amargo sueco” que é muito eficaz para o tratamento de diversas enfermidades, assim como no equilíbrio do ácido estomacal.
Verduras e Hortaliças fermentadas
Por fornecer ao nosso microbioma os benefícios probióticos, algumas hortaliças e verduras fermentadas como o chucrute e kimchi, por exemplo, melhoram o intestino e, consequentemente, a saúde da pele.
Fígado
O fígado é rico em vitaminas e em nutrientes biodisponíveis. Além de ser uma excelente fonte de proteínas, ele ajuda na desintoxicação e, portanto, é excelente para a saúde do intestino e da pele. No entanto, não é recomendado que seja consumido em excesso.
Óleo de Coco
Algumas gorduras são fundamentais para restituir o eixo intestino-pele, como o óleo de coco. Ele possui benefícios antimicrobianos naturais e é muito benéfico para a melhoria da pele.
Bebidas Fermentadas
Algumas bebidas lácteas fermentadas garantem muitos benefícios para a saúde e também são uma excelente fonte de cicatrização da pele. Um exemplo é o Kefir, rico em probióticos que melhoram o aspecto desse órgão.
O óleo de fígado de bacalhau fermentado também é um outro alimento que possui muitas vantagens para o corpo. Esse óleo é rico em vitaminas A, D e K e auxilia no cuidado do intestino.
As informações contidas nesse site não substituem as orientações de um especialista. Consulte sempre seu médico.
Grupo: Gazeta Sul Bahia