Início » Evite o envelhecimento precoce da sua pele com estes 6 hábitos

Evite o envelhecimento precoce da sua pele com estes 6 hábitos

Apesar de existirem vários métodos para tentar neutralizá-lo, o envelhecimento da pele é inevitável. No entanto, é possível prevenir o envelhecimento precoce, que acontece quando há uma aceleração dos sinais que, geralmente, só surgiriam com o avanço da idade.

Esse problema é causado pelo aumento da oxidação das células, resultando na diminuição de colágeno, das fibras elásticas e da renovação celular. Os sintomas do envelhecimento precoce são o aparecimento de rugas e linhas de expressão, que fazem com que a pessoa pareça ser mais velha do que realmente é.

Além disso, devido à falta de hidratação e perda da camada de gordura, a pele fica mais flácida, sem brilho e sem vitalidade. Também há o surgimento de manchas escuras e olheiras intensas.

Assim, a prática de alguns hábitos pode evitar o envelhecimento precoce e manter a pele do rosto mais saudável. Veja 6 hábitos para combater a ação dos radicais livres na pele e evitar esse problema:

Protetor Solar

A exposição direta aos raios solares é um dos fatores relacionados à aparição de sinais prematuros de envelhecimento e de doenças graves como câncer de pele, por exemplo. Por isso é muito importante o hábito de passar protetor solar.

O uso diário desse produto funciona como uma barreira contra essas agressões e também impede queimaduras e o excesso de ressecamento. Recomenda-se seu uso tanto em dias ensolarados quanto em dias nublados. O fator de proteção (FPS) deve ser de, no mínimo, 30, se o sol for muito intenso.

Consumo de Antioxidantes

Os alimentos ricos em compostos antioxidantes promovem o processo de regeneração e ajudam a manter a pele macia e protegida. Dessa forma, eles possuem a capacidade de reduzir o impacto negativo dos radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento acelerado, nas células. Estes compostos podem ser encontrados em grandes quantidades em alimentos como frutas e vegetais crus. Além disso, eles também estão presentes em plantas ou cereais.

Água

Com a desidratação, a pele tende a sofrer mais agressões, por isso, o consumo diário de água garante um bom funcionamento dos órgãos internos, como também é fundamental para hidratar e oxigenar a pele. Além disso, a água desintoxica o sangue e evita as imperfeições causadas pelas toxinas. Recomenda-se a ingestão de 6 a 8 copos de água por dia.

Desintoxicação

O acúmulo excessivo de toxinas deteriora as células e, além de acelerar o envelhecimento, pode causar acnes e doenças de pele. Por isso, embora o consumo de água facilite o processo de desintoxicação do corpo, às vezes são necessárias outras medidas para promover o funcionamento dos órgãos excretores.

É importante adotar um plano de purificação regular, seja com base em frutas e vegetais ou consumindo bebidas desintoxicantes. Durante o período de desintoxicação, as gorduras saturadas, alimentos industrializados e açúcar devem ser evitados.

Evite os Cigarros

O tabagismo excessivo provoca a degradação do colágeno e reduz a capacidade do organismo de aproveitar os nutrientes. Isso acontece porque, além da nicotina, o cigarro contém dezenas de compostos tóxicos que danificam as células, acelerando o processo de envelhecimento da pele. Os fumantes possuem um alto risco de doenças de pele e imperfeições comuns, como manchas e espinhas.

Esfoliantes

O uso regular de produtos esfoliantes, pelo menos uma vez por semana, é excelente para a prevenção do envelhecimento precoce. Este tipo de tratamento ajuda a remover as células e impurezas que ficam retidas na superfície da pele e que podem causar obstruções.

Os esfoliantes contém vitaminas e minerais que, depois de serem assimilados, ajudam a regenerar as células. Sua textura granulada limpa profundamente os poros e evita a aparição de cravos e acnes. Além disso, eles promovem a oxigenação, melhorando a circulação e ajudando a manter os tecidos saudáveis.

Atenção: se a sua pele for oleosa, você pode utilizar os esfoliantes até 3 vezes por semana. Mas se sua pele for seca, o aconselhado é usar apenas uma vez para evitar agressões. As informações contidas nesse site não substituem as orientações de um especialista. Consulte sempre seu médico.

Veja Mais!

Grupo: Gazeta Sul Bahia

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021