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8 sinais do seu corpo para alertar que você não está bebendo água o suficiente

A água é importante para o corpo humano porque participa das reações metabólicas e catabólicas, atuando em funções importantes que são essenciais para o funcionamento adequado do organismo.

Além de suas funções, a água também faz parte da composição das células, tecidos e órgãos. Estima-se que cerca de 70% do corpo de um indivíduo adulto seja composto de água.

No entanto, em algumas ocasiões, não fazemos a ingestão da quantidade diária necessária (no mínimo, 2 litros por dia) e, como consequência, isso pode provocar alguns problemas.

Embora a sede seja o sinal mais evidente da desidratação, existem outros sinais que alertam sobre a falta de líquidos no organismo. Confira:

Alterações na Micção

A média que uma pessoa saudável urina é de 6 a 7 vezes por dia. Porém, esta quantidade pode variar em cada indivíduo dependendo da quantidade de líquidos ingeridos ao longo do dia.

Caso a frequência de micção seja somente de 2 ou 3 vezes ao dia, é fundamental aumentar o consumo de água e consultar um médico. O consumo deficiente de água afeta de forma direta a saúde renal e pode causar complicações mais graves.

Dores de Cabeça

Quando a cefaleia se produz por causa da desidratação, é comum que a dor seja mais intensa, já que a água é essencial para manter a circulação adequada do sangue e um equilíbrio correto na resposta inflamatória do organismo.

Uma pessoa que não ingere água suficiente, por exemplo, costuma sentir tensão ao fazer movimentos rápidos ou de exigência física como subir e descer escadas.

Portanto, as dores de cabeça contínuas podem ser resultado do desequilíbrio no nível de líquidos no organismo. Neste caso, aconselha-se a tomar água e sais minerais.

Boca Seca

Quando não há líquido suficiente para a produção adequada de saliva, é comum a boca ficar ressecada. No entanto, o risco deste problema é que o pH da boca sofre um desequilíbrio, aumentando, assim, o risco de infecções na cavidade oral e na garganta. Por isso, é importante sempre manter uma garrafa de água por perto e fazer uso de um hidratante para os lábios.

Cor da Urina

Com a falta de hidratação, os rins ficam com mais dificuldade de expulsar as toxinas e, dessa forma, a urina apresenta uma mudança na cor. Esse é um grande sinal de alerta, especialmente quando são acompanhadas de um odor forte. Se a urina estiver escura ou turva demais, deve-se consultar um médico para descartar a hipótese de desidratação crônica ou doença renal.

Para solucionar este problema, é preciso aumentar o consumo de água, mas de forma gradual. A ingestão de vários copos de água, ao mesmo tempo, pode acabar causando problemas mais graves.

Fadiga

Por afetar a oxigenação das células do corpo, a falta de água promove fortes episódios de fadiga crônica. Há quem pense que pode solucioná-la com café ou alguma bebida energética, mas, na verdade, isso sobrecarrega o fígado e, a longo prazo, pode ser pior. Para evitar esse problema, hidrate o corpo todas as manhãs com um copo de água morna.

Câimbras

Juntamente com a desidratação, pode ocorrer uma alteração nos níveis de eletrólitos do organismo. Isso indica que o potássio, o cálcio e o magnésio diminuem, o que causa as câimbras musculares e dores.

Prisão de Ventre

Quando o consumo de líquidos é reduzido, o sistema tem dificuldades de expulsar os resíduos e as fezes que ficam retidas no cólon. Portanto, o consumo diário de água é essencial para manter a lubrificação e o movimento do intestino e, dessa forma, evitar a incômoda prisão de ventre.

Pele Seca

A ingestão diária de água previne as alterações na produção natural de óleos da pele evitando o ressecamento e contribuindo para eliminar as toxinas que aceleram o seu envelhecimento. Além disso, a deficiência de gorduras naturais na pele é um indício de desidratação e requer um maior consumo de água.

As informações contidas nesse site não substituem as orientações de um especialista. Consulte sempre seu médico.

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Grupo: Gazeta Sul Bahia

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