Início » Conheça as 8 vantagens que o Vinho Tinto proporciona à saúde

Conheça as 8 vantagens que o Vinho Tinto proporciona à saúde

O hábito de tomar vinho tinto é conhecido mundialmente por conta dos benefícios que essa prática garante à saúde, que vão desde o controle da hipertensão até à prevenção da demência.

Essa bebida proporciona a redução dos níveis do colesterol e, por isso, uma taça de vinho por dia, para acompanhar qualquer refeição, pode melhorar a sua saúde.

Além disso, em sua composição há a presença de um forte antioxidante, conhecido como resveratrol, que está presente na casa das uvas que produzem o vinho tinto.

Portanto, o suco de uva também é muito saudável, porém, o álcool presente no vinho faz com que a absorção dos compostos benéficos dessa fruta seja bem maior.

Conheça agora as 8 vantagens do vinho tinto para a saúde:

Saúde das Artérias

O vinho tinto ajuda na manutenção de um fluxo sanguíneo constante no corpo e ainda regula melhor o ritmo do sangue. Devido à alta quantidade de antioxidantes presentes em sua composição, ele evita as obstruções e o endurecimento das artérias.

Dessa forma, essa bebida evita a formação de coágulos causados pela falta de atividade física. Por isso, é importante consumir uma quantidade moderada de vinho tinto e incluir uma rotina básica de exercícios para que suas artérias se mantenham em ótimas condições.

Controle de Peso

O hábito de tomar vinho tinto ajuda a estimular as células de gordura já existentes, garantindo a purificação e a eliminação. Além disso, ele beneficia um gene que impede que se formem novas células de gordura, por isso, o vinho auxilia no controle do peso.

Diminui o Cansaço

O resveratrol, presente nas cascas das uvas, como já mencionamos, é um poderoso antioxidante que combate o cansaço e a fadiga. Em doses moderadas, o vinho pode ter o mesmo efeito de uma bebida energética. Além disso, ele melhora a digestão e ainda incentiva a produção de substâncias químicas complexas dentro do organismo.

Saúde Bucal

O vinho é excelente para melhorar a saúde bucal, pois ele evita o aparecimento de bactérias vinculadas às cáries e aos estreptococos. Essa bebida também é um ótimo relaxante para a garganta e é por isso que muitos cantores adotaram o costume de tomar vinho antes de suas apresentações.

Estimula a produção de Endorfinas

A endorfina é uma substância natural que possui uma potente ação analgésica e também proporciona sensação de bem-estar, conforto, melhor estado de humor e alegria. Uma taça de vinho, acompanhada dos alimentos adequados, pode estimular a produção de endorfinas.

Portanto, é recomendável tomar vinho tinto no dia anterior a qualquer evento estressante, pois você se sentirá mais relaxado e mais tolerante para lidar com os problemas.

Limpeza do Paladar

Tomar vinho tinto pode funcionar como um cicatrizante, anti-hemorrágico, anti-inflamatório e, em alguns casos, como purificador do paladar. Isso se deve graças às propriedades adstringentes que essa bebida possui.

Além disso, ele também ajuda a assimilar melhor os nutrientes dos alimentos e reduz o desejo de comer carnes gordurosas, deixando uma gratificante sensação na hora de engolir.

Reduz o risco de Câncer

O resveratrol também atua como um detector e limitante diante dos estrógenos nas mulheres e evita o aparecimento de tumores. Por conta disso, esses antioxidantes do vinho tinto podem bloquear a proliferação das células responsáveis pelo câncer de mama e de pulmão.

Previne as Infecções Urinárias

Por conter propriedades adstringentes e antioxidantes, o vinho tinto evita a adesão das bactérias nos rins e na bexiga. Além disso, ele também otimiza a capacidade de filtragem desses importantes órgãos, prevenindo, assim, as infecções urinárias.

Portanto, para usufruir desses benefícios, você deve consumir pequenas quantidades de vinho tinto a cada dia. Por isso, uma taça é o ideal, já que mais de uma por dia pode ser prejudicial para o organismo. Recomenda-se ainda bebê-lo lentamente para que o corpo possa digerir e absorver suas propriedades.

As informações contidas nesse site não substituem as orientações de um especialista. Consulte sempre seu médico.

Veja Mais!

Grupo: Gazeta Sul Bahia

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021