Início » Descubra os remédios naturais que combatem o Refluxo Gástrico

Descubra os remédios naturais que combatem o Refluxo Gástrico

O refluxo gástrico ou refluxo gastresofágico é caracterizado pela passagem do teor gástrico do estômago para o esôfago, devido a uma alteração nas “barreiras” naturais do corpo.

O problema acontece no esfíncter esofágico inferior, que é uma espécie de anel que rodeia o esôfago no lugar onde ele se une com o estômago e que permanece fechado para evitar que os sucos gástricos “subam” através do esôfago.

Quando esse anel é alterado, a pressão é menor e o músculo se relaxa. Esse desequilíbrio faz com que ele não exerça a sua função e essa é uma das causas mais recorrentes do refluxo gástrico.

Sintomas do Refluxo Gástrico

– Azia;

– Regurgitação com gosto azedo na boca;

– Alterações respiratórias, principalmente à noite;

– Dor abdominal;

– Arrotos frequentes;

– Estômago pesado depois das refeições;

– Soluços;

– Enjoos;

– Sensação de ter algum objeto na garganta;

– Dificuldade para engolir alimentos ou saliva.

Remédios Naturais

Vinagre de Maçã

Antes das refeições, consuma uma colher de sopa de vinagre de maça dissolvida em um copo de água gelada. Isso ajudará na digestão e ao mesmo tempo, proporcionará um alívio rápido do refluxo gástrico.

Bicarbonato de Sódio

Beba um copo de água com uma colher de sopa de bicarbonato de sódio, enquanto durar a efervescência.

Suco de Babosa

O suco de babosa é muito efetivo para o mal-estar estomacal e a inflamação do trato digestivo. Pegue um talo de babosa, tire a polpa e misture com um pouco de água. Beba uma vez por dia para aliviar os sintomas de queimação na boca do estômago.

Leite de Amêndoas

Esse leite pode ser consumido antes ou depois das refeições, ou quando os sintomas de refluxo ou acidez começarem a aparecer. Coloque 100 gramas de amêndoas com 1 litro de água no liquidificador. Misture bem e coe. É possível misturar de novo essa pasta com mais 50 gramas de amêndoas e ½ litro de água. Adoce com mel, stévia ou canela.

Alimentos com Fermentos Naturais

 Os alimentos ricos em fermentos naturais são: o leite ou água de Kéfir, um pouco do líquido dos picles de pepino ou uma colher de sopa de chucrute. Eles aliviam rapidamente os sinais do refluxo gástrico.

Couve

Prepare suco de couve diariamente (algumas folhas com um pouco de água no liquidificador), para tratar ou prevenir a ocorrência do refluxo gástrico.

Cominho

Ferva uma xícara de água com algumas sementes de cominho e beba juntamente com a refeição.

Cravo-da-índia ou Cardamomo

Eles podem ser chupados como se fossem balas depois das refeições, ou ainda, é possível preparar uma infusão com ambos os ingredientes. Essas espécies te ajudarão a reduzir os níveis de acidez no estômago e os sintomas do refluxo.

Gengibre

O extrato de gengibre é muito bom para melhorar o mal-estar causado pelo refluxo. Também é possível realizar uma infusão com uma rodela muito pequena de gengibre em 1 xícara de água fervente.

Alcaçuz

Essa erva protege o trato digestivo e ajuda a eliminar o refluxo gástrico. Faça uma infusão com um pouco da planta seca para 1 litro de água. Tampe e coe. Beba uma xícara depois das refeições.

Outras Recomendações

– Evite alimentos e bebidas que relaxam o esfíncter esofágico, como os chocolates, molhos, refogados, por exemplo;

– Evite se deitar imediatamente após comer, principalmente depois do jantar;

– Não use roupas ou acessórios muito apertados na hora de comer;

– Controle a obesidade e sobrepeso;

– Corte ou reduza o consumo de álcool;

– Tente reduzir ao máximo o estresse;

– Diminua o consumo de açúcar e alimentos processados;

– Consuma mais frutas e verduras, bem como leite e iogurte desnatados.

As informações contidas nesse site referem-se à tratamentos caseiros e não substituem os tratamentos indicados por um especialista. Consulte sempre seu médico.

Veja Mais!

Grupo: Gazeta Sul Bahia

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021