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Quer entrar em forma? Confira essas 6 dicas que vão te ajudar

Entrar em forma, adquirindo hábitos mais saudáveis, não é uma tarefa muito simples ou que é realizada de um dia para o outro. Esse objetivo pode ser alcançado com uma mudança total no estilo de vida.

No entanto, o problema é que muitas pessoas não têm paciência para esperar os resultados e, embora tenham a iniciativa, acabam desistindo diante das dificuldades que aparecem.

Dessa forma, a disciplina e o foco são fundamentais para alcançar hábitos mais saudáveis e estar com o corpo em forma. Além disso, é preciso ser constante com cada um dos esforços que forem necessários.

Hoje vamos compartilhar 6 dicas para te ajudar a entrar em forma, ganhar força física e ainda ficar com o corpo mais saudável. Confira:

Conheça seus limites

Antes de adotar um plano para entrar em forma, é essencial a ajuda de um profissional para avaliar o estado físico e as possíveis limitações em certos exercícios. Essa atitude evita possíveis lesões ou até mesmo doenças que podem surgir com práticas erradas.

Isso permitirá com que você conheça o estado das articulações, o risco de lesões, peso corporal, pressão sanguínea e a frequência cardíaca. Esses aspectos, em conjunto, serão fundamentais para projetar um plano adequado de acordo com as especificidades de cada pessoa.

Acabe com o sedentarismo

Manter-se ativo e colocar o estilo de vida sedentário de lado é essencial para melhorar a aptidão física e o peso corporal. Praticar algum exercício ou treinamento físico contribui, em pouco tempo, para alcançar resultados significativos.

É essencial combinar exercícios cardiovasculares com atividades de resistência e força. Porém, o ideal é sempre ter o apoio de um treinador profissional, não só para executar os exercícios corretamente, mas também para a motivação.

Alimentação mais saudável

Para obter resultados no plano de exercícios, é fundamental combiná-lo com uma dieta saudável e equilibrada, que supra todos os requisitos nutricionais do corpo. Cada pessoa possui certas necessidades com base no peso, idade e condição física. No entanto, as regras gerais são:

– Limite o consumo de alimentos processados, açucarados ou com alto teor de sódio;

– Evite o excesso de gorduras saturadas ou alimentos fritos;

– Aumente o consumo de frutas, vegetais e grãos integrais;

– Garanta a absorção ideal de proteínas de alto valor biológico (carne magra, peixe ou leguminosas, entre outros);

– Evite bebidas alcoólicas e refrigerantes;

– Coma cinco pequenas porções de comida, em vez de três porções grandes.

Café da manhã reforçado

O café da manhã é essencial para ativar o metabolismo e garantir um bom desempenho físico e mental, pois essa primeira refeição do dia funciona como uma fonte de “combustível” para as células do corpo.

Pular o café da manhã provoca uma sensação de fadiga durante as atividades esportivas e, muitas vezes, desencadeia episódios de ansiedade por querer comer mais nas horas seguintes.

Um café da manhã reforçado deve conter 25% do total de calorias diárias recomendadas. Além disso, deve incluir fontes de fibra dietética, antioxidantes e proteínas.

Hidratação

Um dos hábitos mais importante para manter a saúde é o consumo diário de água. No entanto, ao praticar esportes, é ainda mais essencial garantir um consumo adequado de líquidos, já que durante o exercício o organismo fica desidratado e perde, através do suor, sais minerais e substâncias que são necessárias para algumas das suas funções.

 O ideal é beber de 6 a 8 copos de água por dia. Além disso, o recomendável é consumir líquidos com eletrólitos e glicose, por isso recomenda-se o consumo de bebidas isotônicas e de frutas. Também é válido tomar sucos naturais de frutas, chás e limonadas.

Seja constante

Para alcançar o objetivo, os esforços devem ser permanentes e, por isso, ser constante é um dos aspectos mais importantes. Os resultados variam para cada pessoa, pois dependem do metabolismo, condição física e hábitos de cada um.

Portanto, não espere conseguir obter resultados da noite para o dia ou em pouco tempo, mesmo que outras pessoas tenham conseguido. Cada organismo trabalha de maneiras diferentes e, em geral, o corpo exige um período de adaptação para transformar o exercício em uma rotina. Por isso, o processo é gradual.

As informações contidas nesse site não substituem as orientações de um especialista. Consulte sempre seu médico.

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Grupo: Gazeta Sul Bahia

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