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Conheça os 7 principais benefícios da Tilápia

A tilápia pertence ao um grupo de peixes de origem africana, entre os quais se encontra a tilápia azul, a tilápia do Nilo e a tilápia de Moçambique. Ela habita em águas doces e salgadas, não é tão popular quanto o salmão ou outras variedades de peixes gordurosos, mas pode ser adquirida fresca em muitos mercados.

Esse peixe habita águas doces e salgadas e se destaca na gastronomia pelo seu sabor neutro e pela facilidade de preparo com outros acompanhamentos. Por isso, é caracterizado por ser o segundo peixe mais consumido do mundo.

A tilápia é uma fonte importante de vitamina D e proteínas de alto valor biológico que, quando assimiladas pelo organismo, oferece várias propriedades benéficas para a saúde.

Além disso, ela possui poucas calorias e gorduras e, por ser uma fonte rica em nutrientes essenciais, é ideal para qualquer plano de alimentação saudável. Conheça agora os 7 principais benefícios desse peixe:

Não é Contraindicado para Mulheres Grávidas

Geralmente, o peixe é um dos alimentos que costumam ser incluídos na lista de alimentos perigosos para as mulheres durante a gestação. O mercúrio, por exemplo, é um metal tóxico que se encontra em quantidades perigosas em peixes como o peixe-espada, o atum e o cação;

A Agência Espanhola de Segurança Alimentar e Nutricional (AESAN) recomendou em 2010 evitar o consumo desses tipos de peixes, em especial para menores de 3 anos e grávidas.

Porém, com a tilápia é diferente. Por possuir um baixo teor de mercúrio e oferecer ácidos graxos ômega 3, ela costuma ser recomendada como complemento na alimentação.

Possui Ácido DHA

Um outro motivo pelo qual o consumo de tilápia é recomendado para mulheres grávidas é o teor de ácido docosa-hexaenéico (DHA) que ela possui. Ele faz parte dos ácidos graxos ômega 3 e as gestantes devem consumir pelo menos, 200 mg dele por dia.

O DHA, entre outras coisas, melhora a circulação sanguínea, a saúde ocular e as habilidades cerebrais. Além disso, também favorece o desenvolvimento do sistema nervoso central, cérebro e olhos do feto, o que, em conjunto, é fundamental para suas funções cognitivas.

Fonte de Proteínas

A tilápia é um alimento que possui uma quantidade importante de proteínas de alto valor biológico, ou seja, que contêm mais aminoácidos e, portanto, são necessárias para manter uma dieta equilibrada.

Esses nutrientes essenciais, que participam dos processos cognitivos e de saúde metabólica, são assimilados com mais facilidade do que quando provenientes de outros alimentos.

– Cada porção de 100 gramas de tilápia oferece até 20 gramas de proteína, ou seja, uma quantidade similar a que contém no frango.

Proteção à Saúde Cardiovascular

A DHA, embora não seja produzida de forma natural no corpo, exerce efeitos importantes quando é obtida pelos alimentos ingeridos. Dessa forma, a tilápia contribui para uma melhora na circulação sanguínea, o que é essencial para evitar a pressão alta e problemas de coração.

Além disso, ela diminui os níveis de colesterol, uma das principais causas de aterosclerose e doenças cardíacas e vasculares. Portanto, incluir a tilápia na alimentação proporciona diversos benefícios ao sistema cardiovascular.

Melhoria na Digestão

Como não é pesada para o sistema digestivo, por conta da sua textura, a tilapia pode ser rapidamente digerida e ainda impede a inflamação e a prisão de ventre. Graças aos seus nutrientes essenciais, ela pode ser combinada com vegetais para obter pratos completos e leves.

Prevenção da Anemia

A tilápia contém nutrientes como as vitaminas do complexo B (B3, B6, B9 e B12), magnésio e zinco. Por isso, apesar do seu teor de ferro ser mínimo, a presença desses nutrientes faz com que esse alimento seja eficiente na prevenção da anemia. Por outro lado, eles também ajudam a manter a pele, o cabelo e as unhas saudáveis.

Ajuda a Manter um Peso Saudável

Graças ao seu índice de proteínas de alto valor biológico e nutrientes essenciais, a tilápia é uma excelente opção para cuidar do peso sem descuidar da alimentação. Ela é um alimento que prolonga a sensação de saciedade, diminuindo a ansiedade, o que reduz a vontade de fazer pequenos lanches calóricos.

Seus nutrientes ajudam no processo de formação da massa muscular, o que permite melhorar a atividade do metabolismo. Além disso, ela melhora o rendimento físico e mental, favorecendo a resistência durante as atividades esportivas.

As informações contidas nesse site não substituem as orientações de um especialista. Consulte sempre seu médico.

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Grupo: Gazeta Sul Bahia

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