Início » Aprenda a como controlar a retenção de líquidos com estas 3 recomendações

Aprenda a como controlar a retenção de líquidos com estas 3 recomendações

A retenção de líquidos é a consequência do acúmulo de fluidos, especialmente de água, que ocorre na maioria dos tecidos do corpo. O principal fator de incidência se deve a um desequilíbrio hormonal.

As mulheres são mais propensas a apresentar esse problema quando estão na segunda fase de seu ciclo, ou seja, entre a ovulação e a chegada da menstruação, por conta da concentração de progesterona no sangue. O uso de anticoncepcionais também é um outro fator que influencia.

Apesar de ser mais comum nas mulheres, a retenção de líquidos também afeta os homens. Nesse caso, o sobrepeso, sedentarismo ou passar muito tempo na mesma postura (sentado, de pé, deitado) são as principais causas.

Sintomas da Retenção de Líquidos

– Dor nas articulações;

– Incômodo em várias partes do corpo (pernas, pés, braços, mãos, seios, quadril);

– Dor abdominal;

– As roupas ficam mais justas;

– Algumas partes do corpo ficam maiores que outras.

A retenção de líquidos pode ser controlada de maneira muito simples, rápida e eficaz. Para isso, basta seguir algumas recomendações que você vai aprender agora neste artigo. Confira:

Caminhada ou Massagem

O sedentarismo é um dos fatores que mais influenciam na retenção de líquidos. A circulação sanguínea fica muito prejudicada sem a prática de atividades físicas e, dessa forma, o organismo se torna mais letárgico.

A longo prazo, o sedentarismo acaba provocando uma retenção dividida entre várias regiões do corpo, sobretudo nas extremidades inferiores (pés, pernas e coxas).

Para prevenir ou combater esse problema, recomenda-se realizar uma caminhada não muito prolongada. Assim, a circulação será estimulada imediatamente e o sangue voltará a circular normalmente por todo o corpo. Caso você esteja muito cansado, a massagem na região em que está localizado o mal-estar também é muito eficiente.

Sal e Açúcar com moderação

Apesar de não parecer muito nocivo, o açúcar em excesso faz mal à saúde, já que ele tende a se acumular no organismo. O mais nocivo é o açúcar presente nas guloseimas ou nos doces com açúcar refinado.

Por outro lado, o sal também é muito prejudicial para quem sofre com a retenção de líquidos, pois o sódio, presente em sua composição, impede que a água acumulada seja eliminada de maneira adequada. Dessa forma, a recomendação é a diminuição do consumo desses dois produtos o máximo possível.

Alimentação Saudável

Uma alimentação saudável é a melhor opção para prevenir e combater diversos problemas de saúde e com a retenção de líquidos não é diferente. Por isso, recomenda-se incluir na dieta alimentos frescos, como a banana, cebola, mirtilos, peixes, nozes e amêndoas. Esses alimentam contém propriedades anti-inflamatórias, são diuréticos e são eficientes para eliminar o sódio.

As informações contidas nesse site não substituem as orientações de um especialista. Consulte sempre seu médico.

Veja Mais!

Grupo: Gazeta Sul Bahia

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021