Início » Descubra 5 erros ao limpar o rosto que causam prejuízos para a pele

Descubra 5 erros ao limpar o rosto que causam prejuízos para a pele

Cuidar da pele é uma tarefa muito importante, pois garante melhorias para a saúde dessa região. As vantagens desse procedimento vão desde o controle da oleosidade até a prevenção de rugas e linhas de expressão.

Porém, é muito comum cometer erros ao limpar o rosto e isso pode provocar alguns danos, como o envelhecimento da pele, por exemplo. Dessa forma, é essencial conhecer os erros que podem prejudicar a saúde da sua pele.

Confira agora os 5 erros mais comuns ao limpar o rosto:

Ignorar o processo de limpeza

O maior erro no cuidado (ou não) com a pele é ignorar o processo de limpeza. O problema consiste em pensar que ir dormir da forma como chega em casa não é tão grave e isso está totalmente errado.

Não lavar o rosto antes de dormir, faz com que a maquiagem, a poluição e a sujeira que se acumulam no rosto obstruam os poros da pele. Esses fatores facilitam o aparecimento da acne, bem como o surgimento das primeiras rugas e algumas infecções.

O ideal é limpar a pele sempre pela manhã e à noite. A recomendação é que você limpe a cada 10 horas. Para isso, basta lavar com água e sabão neutro. Você também pode fazê-lo utilizando esse spray hidratante, aprenda a fazer:

Spray Hidratante

Ingredientes:

½ xícara (chá) de camomila (125 ml)

2 colheres (sopa) de água de pepino (30 ml)

2 colheres (sopa) de gel de babosa (aloe vera)

Modo de Preparo:

Misture todos os ingredientes e guarde em um frasco borrifador. Quando você for limpar seu rosto, aplique uma quantidade suficiente do spray e limpe com movimentos circulares, com a ajuda de um algodão. Termine enxaguando com um pouco de água fria. Você vai notar que a sua pele ficará macia, nutrida e perfeita para o dia seguinte.

Esfoliante

O esfoliante tem a função de eliminar toxinas e resíduos que se acumulam nas camadas mais profundas da pele. O ideal é utilizar um esfoliante específico para cada tipo de pele, já que assim, ele consegue limpar e tratar os problemas de modo mais eficiente.

Para a pele sensível: use esfoliantes que sejam suaves e hidratem a pele.

Para a pele oleosa: use esfoliantes que controlam o problema sem desidratar.

Além disso, é recomendável utilizá-lo apenas uma vez por semana, pois, dessa forma, você poderá limpar com profundidade, mas sem remover os óleos naturais da pele. Dê preferência aos esfoliantes naturais porque eles são excelentes para limpar o rosto.

Não lavar o rosto pela manhã

Mesmo que você tenha lavado seu rosto e removido a maquiagem no dia anterior, você deve limpá-lo toda manhã, pois, enquanto você dorme, há bactérias que se desenvolvem na pele.

Além disso, existem ácaros e resíduos de sabão em pó nos lençóis da cama e também há os poluentes que estão no ar. Portanto, para evitar que estes elementos se tornem um problema, lave o rosto todos os dias, pela manhã, com água fria e sabão ou com o spray que mencionamos acima. Se a sua pele for muito seca, aplique um pouco de hidratante depois da lavagem.

Mudança de produtos

Se você, em uma semana, aplicar um gel de limpeza que promete diminuir o tamanho dos poros e trocá-lo na semana seguinte, possivelmente nunca verá o efeito. É preciso deixar que a sua pele se adapte aos ingredientes e os absorva realmente.

Por isso, o tempo mínimo que você deve esperar para mudar de produto são quatro semanas, mas somente em seis semanas que será possível notar as diferenças reais.

Usar muitos produtos ao mesmo tempo

Talvez você pense que limpar o rosto com muitos produtos diferentess faz bem, mas, na verdade, é o contrário. Você deve escolher apenas um produto para cada necessidade. Usar vários produtos para o mesmo objetivo irrita a pele, agrava problemas já existentes e ainda gera outros.

Por exemplo, se você utilizar um tônico de limpeza, não use sabão ou sérum. As combinações que você deve fazer são as que incluem um produto de limpeza e hidratante. Isso também ajuda a poupar dinheiro, o que é um benefício muito grande.

As informações contidas nesse site referem-se à tratamentos caseiros e não substituem os tratamentos indicados por um especialista. Consulte sempre seu médico.

Veja Mais!

Grupo: Gazeta Sul Bahia

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021