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Atenção! A dor nas solas dos pés, ao pisar no chão, pode ser sinal de uma doença perigosa

A Fascite Plantar é uma inflamação do tecido conjuntivo que liga os dedos dos pés ao calcanhar. Esse problema é desencadeado quando desgastamos a região do calcâneo até a metatarsiana, ou seja, toda a área abaixo dos dedos dos pés.

Essa doença que pode provocar a incômoda dor nas solas dos pés, ao pisar no chão, logo pela manhã quando se acorda. Se isso ocorrer, a primeira coisa a se fazer é procurar um médico o quanto antes.

A evolução do quadro pode causar o agravamento da doença, provocando consequências graves à saúde, tais como dores no joelho, quadril, costas ou até mesmo rigidez dos membros.

Causas da Fascite Plantar:

– Pisar em superfícies duras por mais tempo;

– Irregularidade nos pés ou na pisada;

– Fraqueza muscular;

– Sapatos apertados;

– Excesso de atividades físicas;

A forma mais natural de tratar o problema é com alongamentos e técnicas de relaxamento. Aprenda agora uma sequência eficiente para ajudar a prevenir e a diminuir as dores nas solas dos pés:

Passo 1:

Você vai precisar de uma bola de tênis.

Sente-se em uma cadeira confortável e fique com coluna reta e bem apoiada. Pise um pé no chão e o outro na bola – procure passar o calcanhar sobre a bola várias vezes. É importante que toda a planta do pé receba esta massagem. Faça isso por alguns minutos, repetindo duas vezes em cada pé.

Passo 2:

Ainda sentado(a), cruze as pernas e leve uma mão até o pé mais próximo. Estique o pé para trás o máximo que puder. Com a outra mão, segure o calcanhar para manter a posição firme. Mantenha assim por 15 segundos e depois solte. Repita 4 vezes em cada pé, com pequenos intervalos.

Passo 3:

Sente-se no chão com a coluna e pernas retas. Em seguida, coloque uma toalha para formar um arco sobre seus pés. Puxe a toalha para esticar bem – mantenha essa posição por 30 segundos, depois, solte.

Esses três procedimentos devem ser repetidos diariamente, mas não deixe de consultar um especialista antes.

Outras Recomendações

– Consuma mais açafrão (cúrcuma), gengibre e abacaxi regularmente;

– Tome banhos de sol para reforçar a absorção de vitamina D;

– Mantenha o peso adequado;

– Use sapatos bem acolchoados, confortáveis e apropriados para cada atividade;

– Faça alongamento nos pés, antes e depois dos esportes ou no início e fim do dia;

– Se você pratica esportes, utilize palmilhas especiais para atletas;

– Caso você tenha um pé pronador (inclinado para dentro), use alguma cunha ou modelo deste tipo que deixe o passo neutro.

As informações contidas nesse site referem-se à tratamentos caseiros e não substituem os tratamentos indicados por um especialista. Consulte sempre seu médico.

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Grupo: Gazeta Sul Bahia

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