Início » Aprenda a como cuidar do seu fígado no café da manhã

Aprenda a como cuidar do seu fígado no café da manhã

Você já parou para pensar sobre a importância do seu fígado para o corpo? Ele é o maior órgão, pesando entre 1,3 e 1,8 kg. Além disso, o fígado desempenha cerca de 500 funções diferentes e, por conta disso, ele é muito essencial para o bom funcionamento do organismo.

Dessa forma, as doenças que afetam esse órgão prejudicam muito a qualidade de vida, causando cansaço, má digestão, fraqueza, icterícia, dor abdominal, retenção de líquidos, entre outros.

Portanto, é de extrema importância o cuidado com a saúde do fígado. Para te ajudar nessa tarefa, vamos te mostrar alguns hábitos que você pode adquirir no café da manhã que vão garantir o bom funcionamento deste órgão. Confira:

Café

Em 2015, um estudo realizado por cientistas das universidades de Edimburgo e Southampton (Reino Unido), em 2015, comprovou que tomar duas xícaras de café por dia diminui o risco de sofrer doenças hepáticas.

Essa bebida consegue reduzir a presença da enzima gama glutamil transpeptidase (GGT) no sangue, um dos biomarcadores utilizados como indicador da cirrose. Isso é possível graças aos antioxidantes presentes em sua composição.

Além disso, o café diminui os níveis de colesterol no sangue e combate a inflamação das células hepáticas. No entanto, não devemos abusar dele, apenas uma xícara matinal já é ideal para ativar seu corpo e otimizar as tarefas que o fígado precisa realizar.

Alho em Jejum

Por possuir compostos sulfurados, o alho consegue eliminar muitas toxinas e, dessa forma, auxilia na saúde hepática e nos processos metabólicos. Ele também contém altas quantidades de alicina e selênio, dois compostos naturais que combatem a inflamação e favorecem a limpeza do corpo.

Torrada com Azeite de Oliva

Comer uma torrada de pão com azeite de oliva é algo delicioso e muito saudável. Dê preferência ao pão com cereais integrais como, por exemplo, um pão de centeio. Depois, é só acrescentar um pouco do azeite por cima.

Os ácidos graxos, em especial o ácido oleico, presentes nessa composição ajudam a reduzir os níveis de colesterol e favorecem a vasodilatação arterial. Além disso, o extrato hidrofílico, que é o elemento mais poderoso do azeite de oliva extra virgem, é eficiente para curar e regenerar as células hepáticas.

Toranja

A toranja é rica em licopeno, um pigmento carotenoide com poder antioxidante que superam as vitaminas A e C, também presentes nesta fruta. Devido a um tipo de flavonoide em sua composição, chamado neringenina, essa fruta é capaz de eliminar as toxinas e reparar as células hepáticas inflamadas.

Aveia

Por ser muito nutritiva, a aveia é um cereal que nunca deveria faltar no café da manhã. Graças a seus aminoácidos ela ajuda a estimular a produção de lecitina no fígado. Ela também garante a regulação dos níveis de açúcar no sangue, além de proporcionar uma quantidade de proteínas vegetais muito adequadas para fortalecer a saúde hepática.

Abacate

Uma outra opção muito eficaz, para compor um cardápio saudável pela manhã, é meio abacate em uma fatia de pão de centeio. Essa fruta é rica em beta-sisterol, um composto vegetal que auxilia na redução do colesterol.

O abacate contém gordura monoinsaturada que reduz as inflamações e ainda proporciona melhora na digestão. Além disso, ele possui um alto teor de glutationa que é excelente para a saúde hepática.

Maçã

A maçã contém um alto teor de antioxidantes e pectina, por isso, ela é eficaz para o cuidado do fígado. Você pode escolher a maneira que mais lhe agrada: maçã, ralada, cortada em pedaços com um pouco de mel e canela, laminada com nozes e açúcar mascavo, ou até mesmo inteira.

As informações contidas nesse site não substituem as orientações de um especialista. Consulte sempre seu médico.

Veja Mais!

Grupo: Gazeta Sul Bahia

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021