Início » Saiba como conseguir relaxar diante de uma crise de ansiedade com estas 8 dicas

Saiba como conseguir relaxar diante de uma crise de ansiedade com estas 8 dicas

A crise de ansiedade é caracterizada por uma profunda sensação de insegurança, medo e descontrole. Dessa forma, os problemas psicológicos acabam desencadeando sintomas físicos, como taquicardia, enjoos, entre outros.

Esses problemas psicológicos envolvem uma ansiedade generalizada ou síndrome do pânico, que resulta no descontrole de emoções diante de alguma situação de estresse. É como um curto-circuito provocado no corpo e na mente, que impulsiona a produção de noradrenalina e adrenalina.

Passar por uma crise não é nada fácil e pode ser muito amedrontador, já que ela é baseada em reações muito intensas, nas quais há uma perda de controle do corpo. Dessa forma, as preocupações e medos passam a se tornar muito constantes, comprometendo a saúde física e emocional.

Alguns sintomas da crise de ansiedade são:

– Taquicardia;

– Palpitações;

– Tremores;

– Sudorese;

– Calafrios e sensação de calor;

– Sensação de falta de ar;

– Pressão no peito;

– Enjoos, náuseas ou mal-estar estomacal;

– Medo ou pânico.

– Sensação de afogamento ou sufocação;

– Despersonalização (sentir-se fora de si mesmo);

– Medo de perder o controle ou enlouquecer;

– Medo de morrer;

– Formigamentos;

– Sensação de garganta fechada.

Nesse post, vamos te ensinar 7 dicas que auxiliam no controle diante de uma crise de ansiedade e, dessa forma, te ajudarão a relaxar. Confira:

Fórmula Resgate

O Resgate é uma fórmula que combina várias essências florais que ajudam na diminuição dos sintomas de uma crise nervosa ou estado de choque. Esse remédio é mistura de 5 florais de Bach, que são essências de flores e plantas utilizadas como tratamento contra algumas doenças e desequilíbrios emocionais. São eles:

– Cherry Plum

– Clematis

– Impatiens

– Rock Rose

– Star os Bethlehem

Ele pode ser encontrados em lojas de ervas e em algumas farmácias. Esse remédio não contém nenhuma contraindicação, por isso é sempre bom mantê-lo por perto. Nos primeiros sintomas da crise de ansiedade, basta colocar algumas gotas em um copo de água e beber em pequenos goles.

Controle da Respiração

O controle da respiração é muito importante em qualquer estado de crise, já que ele proporciona uma maior tranquilidade através da concentração. Você deve se sentar e tentar respirar de maneira devagar e profunda, enchendo o abdômen e depois o peito. Colocar as mãos sobre o tronco ajuda a sentir e seguir o movimento com mais facilidade.

Movimentos Oculares

Os movimentos oculares ajudam a controlar a ansiedade e a tristeza. Quando nos sentimos mal, os nossos olhos costumam olhar mais para baixo, de maneira que, para combater e prevenir a ansiedade, devemos fazer o exercício de olhar mais para cima. É importante que este movimento seja feito com os olhos e não com a cabeça, para que dessa forma, a sensação negativa desapareça aos poucos.

Óleos Essenciais

Por possuir propriedades terapêuticas, os óleos essenciais permitem prevenir e tratar diversos problemas de saúde. Dessa forma, para evitar a crise de ansiedade, você deve escolher óleos que possuam propriedades relaxantes, mas também pode decidir pelo aroma que te agrade mais e que proporcione conforto.

Os óleos essenciais podem ser utilizados como perfume ou por meio de difusores. Os mais recomendados são:

– Lavanda;

– Manjericão;

– Bergamota;

– Cipestre;

– Cedro;

– Orégano;

– Laranja;

– Camomila;

– Angélica.

Água Fria nas Pálpebras

A hidroterapia é uma maneira simples e prática de relaxar o corpo e prevenir crises. Por isso, um truque simples para evitar uma crise de ansiedade consiste em aplicar um pouco de água gelada sobre os olhos fechados. Se preferir, você também pode aplicar em todo o rosto.

Banho de Magnésio

O magnésio é um mineral que proporciona o equilíbrio do sistema nervoso. O banho com esta substância provoca o relaxamento e revitalização do corpo. Basta adicionar ½ xícara de sais de magnésio (100 gramas) em uma banheira normal, com a água bastante quente e, permanecer dentro dela por, pelo menos, 20 minutos.

Homeopatia

A homeopatia é um método terapêutico muito eficiente para tratar diversos problemas de saúde. O ideal é que um profissional homeopata avalie cada caso, em particular, para receitar o medicamento homeopático específico.

Banho com Velas e Música

Quando estiver tendo uma crise de ansiedade, o banho com velas e música pode te tranquilizar e proporcionar um grande alívio. O processo é simples: ao invés de tomar banho com as luzes do banheiro ligadas, acenda algumas velas e deixe que somente elas iluminem o espaço.

Por outro lado, a música também tem o poder de relaxar e, além das velas acesas, você pode colocar uma playlist bem relaxante para ouvir enquanto toma banho.

As informações contidas nesse site referem-se à tratamentos caseiros e não substituem os tratamentos indicados por um especialista. Consulte sempre seu médico.

Veja Mais!

Grupo: Gazeta Sul Bahia

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021