Início » 8 sinais que podem servir de alerta para indicar problemas nos rins

8 sinais que podem servir de alerta para indicar problemas nos rins

Os rins são órgãos muito importantes para o funcionamento do corpo, pois eles são responsáveis por filtrar os resíduos do sangue e removê-los do organismo através da urina.

Além disso, eles desempenham um papel fundamental na regulação da pressão arterial e são responsáveis pela produção de vários hormônios essenciais para a saúde e bem-estar geral.

No entanto, as toxinas em excesso podem afetar o desempenho desses órgãos e, como consequência, causar graves problemas. Geralmente, as doenças são silenciosas e os sintomas podem ser confundidos com outros problemas mais comuns.

Dessa forma, é preciso conhecer alguns sinais que podem auxiliar na detecção de algum mau funcionamento no sistema urinário. Veja agora os 8 sinais que servem de alerta para este problema:

Mudanças no Hábito de Urinar

Quando há uma grande alteração no hábito de urinar, normalmente, é um sinal de que os rins podem não estar funcionando perfeitamente. A necessidade de ir continuamente ao banheiro ou a redução do número de vezes podem ser indicativos de problemas.

Urina Alterada

Alterações na cor, textura e cheiro da urina são sinais muito úteis para descobrir algum problema no sistema renal. Se a coloração estiver mais amarelada que o normal, apresenta sangue ou se está com um odor muito desagradável, já é o suficiente para buscar ajuda médica.

Apesar desses sintomas serem mais comuns nas infecções urinárias, é importante a realização de exames para descartar problemas mais sérios.

Retenção de Líquidos

Como os rins possuem a função de regular os líquidos corporais, o mau funcionamento destes órgãos provoca à retenção ou edema. Como diminui a capacidade de filtrar líquidos e resíduos, os processos inflamatórios são alterados e causam inchaço na face, pés, tornozelos e outras partes do corpo.

Fadiga e Fraqueza

Os rins desempenham um papel muito importante no transporte de oxigênio para as células do corpo, pois eles produzem um hormônio conhecido como eritropoietina, cuja função está envolvida na formação de células vermelhas do sangue.

Por conta disso, quando eles não funcionam completamente, pode haver quadros de anemia e sensação contínua de fadiga e fraqueza. A diminuição de oxigênio para as células resulta em tonturas, cansaço e dificuldade de concentração.

Dor nas Costas ou nos Rins

A presença de pedras nos rins ou infecções urinárias podem causar dor lombar severa, irradiando para a virilha. Esse sintoma é mais comum em pessoas idosas que possuem problemas renais.

Gosto estranho na Boca

Os problemas nos rins, devido ao acúmulo de toxinas, podem causar mau hálito e um gosto metálico na boca. Na verdade, alguns perdem o gosto pela carne ou diminuem a ingestão de alimentos que estavam acostumados a consumir.

Erupções Cutâneas

Uma pele sadia depende, entre outros fatores, de uma boa oxigenação e purificação do sangue no corpo. Portanto, quando há algum problema nos rins e eles não conseguem filtrar os resíduos, podem surgir erupções cutâneas ou outros sintomas, como uma sensação desconfortável de coceira e alergia.

Hipertensão

A hipertensão pode ser desencadeada por diversos fatores que afetam as artérias e o sistema cardiovascular. Entre estes, é importante saber que a retenção de água e sódio pode representar um aumento significativo na pressão sanguínea.

Alguns problemas renais, como a insuficiência renal crônica e a glomerulonefrite aumentam o risco de desenvolver esta condição. Além disso, o bloqueio parcial da artéria renal, responsável pelo transporte de sangue para os rins, também pode ser a causa para o desenvolvimento da hipertensão.

Se você se identificou com algum destes sintomas e suspeita de que algo está errado com seu organismo, procure a ajuda médica o quanto antes.

As informações contidas nesse site não substituem as orientações de um especialista. Consulte sempre seu médico.

Veja Mais!

Grupo: Gazeta Sul Bahia

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021