Início » 5 plantas excelentes para facilitar e melhorar a qualidade do sono

5 plantas excelentes para facilitar e melhorar a qualidade do sono

Infelizmente, os problemas relacionados ao sono são muito comuns. De acordo com a Associação Brasileira do Sono, de cada três brasileiros, pelo menos um tem insônia. Esse é um problema que prejudica a qualidade de vida e traz muitos prejuízos à saúde.

Muitas vezes, a insônia está relacionada com o estresse a à ansiedade acumulada. Algo tão simples como controlar estes focos de preocupação cotidiana e construir, por sua vez, um entorno onde exista a calma, paz e onde o ambiente esteja purificado, é algo que ajuda muito no descanso.

Por isso, para dormir bem é necessário dispor de um ambiente tranquilo e acolhedor, onde ser favoreça o relaxamento. Dessa forma, algumas plantas são excelentes para a criação desse espaço aconchegante, pois elas podem ajudar a pegar no sono com mais facilidade.

Além disso, as plantas que vamos falar no post de hoje também são depuradoras do ambiente e, por isso, melhoram a qualidade do ar. Elas possuem propriedades que facilitarão o seu sono, além de serem bonitas e favorecerem um entorno agradável. Confira:

Jasmim

Existem mais de 200 tipos de jasmim, e esta é uma das plantas com mais efeitos calmantes e relaxantes. A sua fragrância inebriante tem um efeito sedativo que auxiliará na qualidade do seu sono.

Ela costuma crescer em forma de trepadeira. Como algumas espécies são mais frágeis, cultivá-las em vasos são uma excelente opção. Além disso, o jasmim é uma planta de fácil cultivo, por isso, você só vai precisar de um vaso e bastante terra vegetal.

Lavanda

A lavanda é muito útil para facilitar o descanso, principalmente de crianças, e evitar, inclusive, a presença de mosquitos no quarto. Os óleos essenciais de lavanda são os mais utilizados para obter um descanso adequado. Basta colocar algumas gotinhas em seu travesseiro para fechar os olhos pesadamente e relaxar.

Essa planta gosta do solo seco e pedregoso, portanto, lembre-se de colocar um fundo de cascalho no vaso e plantar suas sementes no outono. Ela cresce bastante, é resistente e decora de forma muito agradável os dormitórios, criando um entorno de calma e sossego.

Babosa (Aloe Vera)

A babosa é uma das melhores plantas para promover o sono e ainda possui uma maravilhosa propriedade de purificar o ambiente e enriquecê-lo com oxigênio. Não hesite em colocar plantas de aloe vera em todos os cômodos de sua casa.

Essa planta garante um sono mais reparador, pois promove uma atmosfera mais limpa e purificada. Coloque a sua babosa em frente às janelas para que ela receba o máximo possível de luz solar.

Lírio da Paz

O lírio é uma planta muito bonita que não precisa de muita luz solar e ainda promove a filtração de substâncias tóxicas como o benzeno, tricloroetileno e as toxinas de formaldeído.

Dentro do conjunto de plantas capazes de facilitar o sono, o lírio da paz é muito apreciado, pois contribui com a purificação do ambiente, além de acrescentar uma beleza e elegância ao local.

Se você quiser ter um lírio da paz em seu quarto, coloque-o em um local aquecido onde não bata muita luz. Você deverá regá-lo com água destilada e enriquecer a sua terra com fertilizantes solúveis.

Hera-do-Diabo

Também conhecida como jiboia (Epipremnum aureum), a hera-do-diabo é uma planta muito conhecida. No entanto, as suas folhas são tóxicas, por isso, é melhor mantê-la afastada das crianças e dos animais de estimação.

Por outro lado, ela é uma planta muito poderosa, já que possui a propriedade de limpar o ar de substâncias tóxicas como o formaldeído, presentes nas tintas dos móveis que acabam se desprendendo dia após dia.

A hera-do-diabo não necessita de muitos cuidados e por isso é tão comum vê-la na maioria das casas. Ela só precisa de um pouco de sol pela manhã e de água, uma ou duas vezes por semana.

Para purificar as suas folhas, quando elas estiverem cheias de pó, basta limpar com um pano umedecido em um pouco de leite. Dessa forma, elas ficarão mais saudáveis e brilhosas.

As informações contidas nesse site não substituem as orientações de um especialista. Consulte sempre seu médico.

Veja Mais!

Grupo: Gazeta Sul Bahia

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021