Início » Saiba porque você nunca mais vai querer jogar a casca de banana no lixo

Saiba porque você nunca mais vai querer jogar a casca de banana no lixo

A banana possui um alto teor de fósforo e é uma das frutas mais consumidas em todo o mundo. O que poucas pessoas sabem é que a casca dela pode ser bastante útil.

A casca da banana, assim como em outras frutas, é rica em vitamina C e fibras. Na verdade, a maior quantidade de fibras presente em uma banana não está em sua polpa, mas sim, na sua casca e isso confere a ela valiosos benefícios e utilidades.

Confira agora os melhores usos para a casca de banana:

1. Combate a prisão de ventre

Por possuir uma alta quantidade de fibras dietéticas, a casca da banana é capaz de facilitar o trânsito digestivo. Ela melhora o funcionamento do estômago e, com isso, combate os males da prisão de ventre.

Devido ao fato de não estarmos acostumados a consumir a casca de banana, fazer isso pode ser difícil, especialmente por conta do sabor. Para facilitar o consumo, você pode fazer uma vitamina no liquidificador e adicionar um pedaço da casca.

2. Reduz os níveis de colesterol e a pressão arterial

Elevados índices de colesterol no sangue podem afetar as veias e as artérias. Por isso, uma dieta com teor reduzido de sal e alta em fósforo é ideal para mantê-lo sob controle.

A maior parte do fósforo presente na banana está em sua casca e, assim como no caso do colesterol, ele também consegue reduzir significativamente os níveis de hipertensão. Basta acrescentar um pedaço da casca de banana à sua dieta para acabar com esses problemas.

3. Elimina as dores de cabeça

Para eliminar as dores de cabeça, basta aplicar a casca de banana na região onde você estiver sentindo dor, e em poucos minutos, você vai se sentir mais relaxado. Após cerca de 20 minutos, a dor terá desaparecido por completo.

4. Melhora o humor

A banana é rica em troptófano, um aminoácido que melhora o humor. Ele é uma substância química que promove a produção de serotonina no organismo e, quando este hormônio está em níveis adequados, ficamos mais alegres e entusiasmados. Já ao contrário, quando ele não é produzido na medida correta, podemos ficar mais depressivos. Portanto, o consumo da casca de banana auxilia na produção adequada de serotonina.

5. Auxilia na prevenção e eliminação das verrugas

As verrugas são pequenas protuberâncias que surgem na nossa pele, podendo ser sintomas de doenças ou sem ter alguma causa aparente. Para eliminá-las, pegue um pedaço de casca de banana e esfregue-a na verruga, ou deixe descansar sobre ela. Se a verruga for muito grande, você pode aplicar várias vezes na semana, mas, se ela for pequena, uma única vez já pode ser suficiente para eliminá-la por completo.

6. Elimina a acne

Para eliminar as espinhas e os cravos, pegue um pedaço de casca de banana e passe sobre a espinha ou o cravo que está incomodando. O melhor é fazer esse procedimento durante à noite. Os químicos presentes na casca de banana são poderosos para tratar a acne e ainda desinflamar a pele.

7. Limpeza da casa

A casca de banana também é excelente para a limpeza dos móveis de madeira que são difíceis de limpar. Para isso, basta esfregar a casca de banana sobre eles. Em seguida, limpe os resíduos com um pano de algodão úmido. É importante que este pano não esteja molhado e ainda esteja livre de qualquer tipo de substância química. Você vai notar como os móveis ficarão muito brilhantes.

8. Brilho aos sapatos

O mesmo efeito que a casca de banana promove nos móveis também pode ser aproveitado nos sapatos. O procedimento é exatamente o mesmo: passe a casca de banana diretamente sobre o sapato. Como a casca de banana também contém óleos naturais, ela ainda consegue melhorar o aspecto daqueles sapatos que estiverem ligeiramente maltratados. Lembre-se de limpar com um pano úmido após o uso para eliminar qualquer resíduo de banana.

9. Repelente natural

Uma excelente dica para substituir os produtos químicos que agridem as plantas é a casca de banana, pois ela atua como um excelente repelente natural contra as pragas e insetos do jardim. Basta cortar a casca de banana em pequenos pedaços e enterrá-la sob as plantas que estão com este problema e, em poucos dias você vai notar que as pragas desaparecerão por completo.

As informações contidas nesse site referem-se à tratamentos caseiros e não substituem os tratamentos indicados por um especialista. Consulte sempre seu médico.

Veja Mais!

Grupo: Gazeta Sul Bahia

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021