Início » Conheça 6 sintomas do Câncer do Colo do Útero

Conheça 6 sintomas do Câncer do Colo do Útero

Também conhecido como câncer cervical, o câncer do colo do útero é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV. Ele ocorre na parte inferior do útero.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), esse é o terceiro tumor malígno mais frequente na população feminina (atrás do câncer de mama e do colorretal), e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

Portanto, é de extrema importância o conhecimento acerca dessa doença. Conheça agora os sinais e sintomas mais importantes do câncer de colo uterino:

Verruga

O Papilomavírus Humano (HPV) manifesta-se pela presença de verrugas, especialmente na área vaginal. Este é um desencadeador importante, mas a presença das verrugas não significa, necessariamente, o desenvolvimento da doença. A probabilidade é muito maior quando se apresenta os demais sintomas. Dessa forma, quando detectar quaisquer verrugas, procure um médico.

Secreção Anormal

O fluxo de cada mulher é muito diferente, em aparência e também no odor, por isso, é importante o autoconhecimento do corpo. Umas das primeiras ações da doença é a destruição das paredes do útero. Isto faz com que os resíduos sejam excretados através da vagina. Então, se notar alguma alteração nas secreções vaginais, procure um especialista, já que esta circunstância é um alerta de que algo não está funcionando corretamente.

Dor e Sangramento

Como as paredes do útero são destruídas pelo efeito desta doença, se ela acontecer de forma muito agressiva, é comum sentir dor aguda na região. Além disso, há também um sangramento como resultado da laceração do órgão. Há casos que ocorrem na bexiga e no reto e, por isso, o sangue pode aparecer na urina e outras excretas.

Anemia

A anemia é uma das complicações mais comuns decorrentes do câncer do colo uterino. Ela pode vir acompanhada de fadiga e taquicardia que surgem mesmo sem a prática de algum esforço físico. Se, por exemplo, você sentir o coração acelerar ao subir alguns degraus que normalmente se escala sem dificuldades, é um sinal de que deve fazer um exame para verificar os níveis de ferro.

Perda de Peso

A perda de peso sem uma razão aparente é um fator preocupante e é preciso investigação para saber o que está provocando esse emagrecimento. No caso do câncer do colo do útero, geralmente ocorre a diminuição do apetite e perde-se muito peso.

Problemas de Micção

Com o útero inchado, ocorre a compressão dos órgãos que estão mais próximos, especialmente os rins e bexiga. Estes são elementos essenciais para eliminar a urina e, por isso, suas funções são comprometidas. Além da dor, há dificuldade para urinar porque não se consegue esvaziar a bexiga por completo. Dessa forma, como o sistema excretor é muito importante para a eliminação de toxinas, se os resíduos não foram excretados e permanecerem dentro do corpo, estes alcançarão a corrente sanguínea e se espalharão pelo organismo, causando prejuízos à saúde.

As informações contidas nesse site não substituem as orientações de um especialista. Consulte sempre seu médico.

Veja Mais!

Grupo: Gazeta Sul Bahia

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021