Início » Quer acabar com os joanetes? Veja 5 remédios caseiros que vão eliminar esse problema em pouco tempo

Quer acabar com os joanetes? Veja 5 remédios caseiros que vão eliminar esse problema em pouco tempo

Além de causarem um incômodo na aparência dos pés, os joanetes são uma protuberância anormal que também provocam dores quando não é tratado. Eles surgem quando a pressão do peso do corpo cai de forma desigual sobre os pés, fazendo com que o osso do dedo inflame, causando uma deformidade na articulação.

A presença dos joanetes está relacionada aos fatores genéticos, lesões nos pés e doenças como a artrite. Eles surgem, com frequência, em pessoas com idades superiores aos 30 anos e quase sempre afetam os dois pés.

Além disso, o uso frequente de sapatos apertados ou muito altos também contribuem para o surgimento dessas protuberâncias. Levando em conta que essa condição compromete a articulação, os sintomas incluem:

– Dor intensa ao caminhar;

– Irritação na pele;

– Calos;

– Redução da flexibilidade do dedo afetado.

Existem alguns remédios naturais que podem deter o crescimento dos joanetes e também acalmar os sintomas, antes que estes se convertam em um problema maior que requer uma intervenção cirúrgica. Confira:

Terapia com Gelo

Ingredientes:

½ xícara de gelo picado (55 gramas)

1 toalha fina

Modo de Preparo:

Envolva o gelo picado em uma toalha fina e coloque-a sobre o joanete durante 5 ou 10 minutos. Descanse a mesma quantidade de tempo e repita a aplicação 2 ou 3 vezes mais. Faça esse procedimento toda vez que sentir pressão ou dor, pois as baixas temperaturas adormecem as terminações nervosas e proporcionam uma sensação duradoura de alívio.

Tratamento com Cúrcuma

Ingredientes:

½ colher (chá) de cúrcuma (2 gramas)

1 colher (sopa) de azeite de oliva (5 gramas)

Modo de Preparo:

Prepare uma pasta espessa com a cúrcuma e o azeite de oliva e aplique-a sobre o joanete. Espere uns 20 minutos e enxágue com água fria. Repita seu uso 2 vezes ao dia, todos os dias. Para uso oral, recomenda-se ingerir, no máximo, uma colher (chá) por dia. Essa receita é eficiente porque a curcumina, composto ativo da cúrcuma, bloqueia a dor e diminui a inflamação que piora os joanetes.

Tratamento com Camomila

Ingredientes:

3 colheres (sopa) de flores de camomila (30 gramas)

1 xícara de água (250 ml)

1 toalha

Modo de Preparo:

Coloque a xícara de água para ferver e acrescente as folhas de camomila. Abaixe o fogo, deixe ferver por alguns minutos e retire do calor. Espere repousar um pouco e, enquanto ainda estiver quente, mergulhe uma toalha e aplique-a no dedo afetado. Repita o tratamento duas vezes ao dia. As flores de camomila se destacam por suas propriedades anti-inflamatórias e calmantes, por isso, elas são tão benéficas.

Tratamento com Iodo e Aspirina

Ingredientes:

1 colher (sopa) de iodo (10 ml)

3 aspirinas

1 gaze

Modo de Preparo:

Triture as aspirinas em um pilão e misture o pó com o iodo. Após obter uma pasta, aplique-a sobre o joanete e cubra-a com uma gaze para fixá-la por algumas horas. Repita o procedimento todos os dias para obter melhores resultados. A mistura do iodo e aspirina detém o crescimento anormal do dedão e favorece a desinflamação da articulação.

Massagem com Óleo Essencial

Ingredientes:

2 colheres de óleo essencial de lavanda, coco, oliva ou rícino (32 gramas)

Modo de Preparo:

Aqueça um pouco do óleo escolhido e coloque-o na palma de suas mãos. Aplique-o na área afetada e faça uma massagem profunda, com fricção, usando os dedos. Repita os movimentos durante 10 minutos e descanse. Use todas as noites. Essa massagem vai aumentar a circulação da área afetada, ao mesmo tempo em que proporciona o alívio e a desinflamação.

As informações contidas nesse site referem-se à tratamentos caseiros e não substituem os tratamentos indicados por um especialista. Consulte sempre seu médico.

Veja Mais!

Grupo: Gazeta Sul Bahia

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021