Início » Cuidado! Estes alimentos podem causar Pedras nos Rins

Cuidado! Estes alimentos podem causar Pedras nos Rins

As pedras nos rins são fragmentos sólidos muito pequenos que se fixam no trato urinário, causando muitas dores, náuseas, vômitos, ardência ao urinar e sangue na urina.

Os fatores de risco desse problema são:

– Excesso de sal na alimentação;

– Pouca ingestão de líquido;

– Obesidade;

– Hipertensão;

– Predisposição genética.

Alguns alimentos podem estimular o acúmulo de pedras nos rins e, portanto, deve-se evitá-los ou reduzir o seu consumo, principalmente no caso das pessoas que possuem predisposição genética. Confira a lista desses alimentos:

Cafeína

O café estimula o trabalho dos rins e, dessa forma, ele aumenta a possibilidade do surgimento de pedras nesse órgão. A cafeína, presente também em alguns chás e refrigerantes, aumentam os níveis de cálcio na urina e podem causar, a longo prazo, insuficiência renal devido às substâncias estimulantes nela contidas.

Carne Vermelha

Os componentes da carne vermelha são difíceis de serem eliminados pelo organismo, por isso, as proteínas e gorduras animais estão relacionadas com a formação de cálculos renais e danos a estes órgãos.

Esse alimento é rico em ácido úrico e purinas, que quando elevados, podem provocar gota e pedras. Outras fontes de purina incluem aspargos, feijão e couves. Por isso, diminua a frequência da ingestão destes alimentos.

Acidulantes Artificiais

Responsáveis por garantir o sabor das sobremesas e chás, os acidulantes artificiais estão presentes em bebidas dietéticas e produtos de baixas calorias. Eles podem provocar a deterioração da função renal e a formação das pedras.

Sal

O consumo de sal favorece a retenção de líquidos e, com isso, o corpo não consegue excretar o excesso de sódio que fica armazenado no trato renal. Dessa forma, há uma maior facilidade para a formação dos cálculos renais. Além disso, o sal ainda aumenta a pressão arterial que é um fator de risco para doenças nos rins.

Mariscos

Pessoas propensas a desenvolver pedras nos rins devem evitar alimentos ricos em oxalatos, um composto orgânico que contribui para o acúmulo de cálcio e sódio. Os alimentos que mais contém o ácido oxálico são os frutos do mar. Além deles, vegetais de folhas verdes, chocolates e nozes também possuem uma grande quantidade dessa substância.

Lácteos

Os lácteos apresentam muito cálcio e são necessários para o nosso desenvolvimento e fortalecimento dos ossos. No entanto, o excesso de consumo pode ser estimulante para a formação de pedras nos rins. Dessa forma, a ingestão deve ser moderada.

As informações contidas nesse site não substituem as orientações de um especialista. Consulte sempre seu médico.

Veja Mais!

Grupo: Gazeta Sul Bahia

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021