As pedras nos rins são fragmentos sólidos muito pequenos que se fixam no trato urinário, causando muitas dores, náuseas, vômitos, ardência ao urinar e sangue na urina.
Os fatores de risco desse problema são:
– Excesso de sal na alimentação;
– Pouca ingestão de líquido;
– Obesidade;
– Hipertensão;
– Predisposição genética.
Alguns alimentos podem estimular o acúmulo de pedras nos rins e, portanto, deve-se evitá-los ou reduzir o seu consumo, principalmente no caso das pessoas que possuem predisposição genética. Confira a lista desses alimentos:
Cafeína
O café estimula o trabalho dos rins e, dessa forma, ele aumenta a possibilidade do surgimento de pedras nesse órgão. A cafeína, presente também em alguns chás e refrigerantes, aumentam os níveis de cálcio na urina e podem causar, a longo prazo, insuficiência renal devido às substâncias estimulantes nela contidas.
Carne Vermelha
Os componentes da carne vermelha são difíceis de serem eliminados pelo organismo, por isso, as proteínas e gorduras animais estão relacionadas com a formação de cálculos renais e danos a estes órgãos.
Esse alimento é rico em ácido úrico e purinas, que quando elevados, podem provocar gota e pedras. Outras fontes de purina incluem aspargos, feijão e couves. Por isso, diminua a frequência da ingestão destes alimentos.
Acidulantes Artificiais
Responsáveis por garantir o sabor das sobremesas e chás, os acidulantes artificiais estão presentes em bebidas dietéticas e produtos de baixas calorias. Eles podem provocar a deterioração da função renal e a formação das pedras.
Sal
O consumo de sal favorece a retenção de líquidos e, com isso, o corpo não consegue excretar o excesso de sódio que fica armazenado no trato renal. Dessa forma, há uma maior facilidade para a formação dos cálculos renais. Além disso, o sal ainda aumenta a pressão arterial que é um fator de risco para doenças nos rins.
Mariscos
Pessoas propensas a desenvolver pedras nos rins devem evitar alimentos ricos em oxalatos, um composto orgânico que contribui para o acúmulo de cálcio e sódio. Os alimentos que mais contém o ácido oxálico são os frutos do mar. Além deles, vegetais de folhas verdes, chocolates e nozes também possuem uma grande quantidade dessa substância.
Lácteos
Os lácteos apresentam muito cálcio e são necessários para o nosso desenvolvimento e fortalecimento dos ossos. No entanto, o excesso de consumo pode ser estimulante para a formação de pedras nos rins. Dessa forma, a ingestão deve ser moderada.
As informações contidas nesse site não substituem as orientações de um especialista. Consulte sempre seu médico.
Grupo: Gazeta Sul Bahia