Início » Os benefícios da gelatina para a saúde

Os benefícios da gelatina para a saúde

A gelatina é uma sobremesa que também está presente nos compostos de vários doces, como marmeladas, sorvetes, iogurtes, balas de goma, marshmallows e alguns tipos de molhos. Ela também pode ser encontrada como parte de alguns cosméticos e produtos farmacêuticos.

Os benefícios da gelatina incluem o fortalecimento dos cabelos e das unhas, pois ela proporciona maior resistência, espessura, crescimento e brilho. Devido ao seu elevado conteúdo em água, a gelatina auxilia na hidratação e no combate à prisão de ventre.

Além disso, essa sobremesa é rica em colágeno e isso auxilia na manutenção dos ossos, na reconstituição e regeneração das articulações, retardando o processo de flacidez natural do envelhecimento. Dessa maneira, ela evita as rugas, celulites e marcas de expressão.

Confira agora outros benefícios que a gelatina proporciona à saúde:

Controle de Peso

O consumo de gelatina aumenta a produção do hormônio do crescimento. Ela também estimula o metabolismo por conta dos seus nutrientes e aminoácidos, como as fibras e proteínas. Essa composição permite uma maior saciedade e ainda elimina o desejo por alimentos doces, dessa forma, ela ajuda no controle de peso.

Cicatrização de Feridas

As proteínas são parte importante no processo de cicatrização de ferimentos. Além disso, há um aminoácido chamado glicina que está diretamente ligado com a redução das inflamações. Ao comer gelatina, seu organismo recebe uma grande quantidade de glicina e proteínas, o que ajuda na renovação da pele e, assim, a cicatrização é mais rápida.

Fortalecimento do Sistema Imunológico

A prolina é um outro aminoácido obtido através da ingestão da gelatina. Essa substância está relacionada com a melhora da função imunológica. Portanto, ao comer gelatina, o corpo fica bem mais fortalecido para combater as infecções e doenças.

Saúde dos Ossos e Articulações

As proteínas que constituem a gelatina, juntamente com o selênio, fósforo e cobre, ajudam no fortalecimento dos ossos e aumentam a densidade mineral óssea do corpo. Por conta disso, a gelatina previne o surgimento da osteoporose.

Além disso, ela contribui para o desenvolvimento das cartilagens e isso promove um maior reforço às articulações e aos ossos. A gelatina também reduz as inflamações que podem afetar o funcionamento das articulações.

Melhora o Sono

A glicina estimula certos neurotransmissores e enzimas que aumentam a qualidade e a duração do repouso. Com isso, ela é fortemente eficiente para a melhoria dos ciclos de sono, além de ser importante para fazer com que seu corpo recupere a energia que precisa.

Combate o Envelhecimento

Por possui uma rica quantidade de colágeno, a gelatina é muito eficaz para garantir a saúde da pele. Entre os benefícios que conseguimos ao consumir colágeno está a obtenção da elasticidade e a tensão entre as células dérmicas. Dessa forma, se você aumentar a quantidade de colágeno, poderá manter sua pele mais firme e com um aspecto mais jovem.

Saúde Digestiva

Por se unir de maneira natural com a água, a gelatina reduz os problemas de prisão de ventre e aumenta a capacidade do corpo de absorver corretamente os nutrientes que precisa. Além disso, ela estimula os sucos digestivos e os movimentos peristálticos dos músculos intestinais, melhorando, dessa maneira, a saúde digestiva do organismo.

As informações contidas nesse site referem-se à tratamentos caseiros e não substituem os tratamentos indicados por um especialista. Consulte sempre seu médico.

Veja Mais!

Grupo: Gazeta Sul Bahia

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021