Início » Descubra como combater o estresse e os sintomas da depressão aumentando os níveis de dopamina naturalmente

Descubra como combater o estresse e os sintomas da depressão aumentando os níveis de dopamina naturalmente

A dopamina é um neurotransmissor atuante do sistema nervoso central. Ela desenvolve funções essenciais para o corpo, como o controle da área do cérebro que estimula o prazer.

Além disso, a dopamina melhora as atividades cognitivas, tais como memória, atenção, conhecimento, tomada de decisões e resolução de problemas. Esse neurotransmissor ainda regula a secreção de prolactina que, entre outras coisas, estimula (nas mulheres) a produção de leite das glândulas mamárias.

A dopamina é responsável por produzir no nosso corpo a sensação de felicidade e bem-estar físico e mental. Ou seja, os níveis reduzidos desse neurotransmissor resultam em problemas de saúde, depressão, tristeza, negatividade e muitos outros problemas emocionais.

Portanto, é muito importante manter elevado os níveis de dopamina no corpo. Confira algumas dicas que estimulam a produção desse neurotransmissor:

Prática de exercícios

Praticar algum exercício, além de ser muito bom para a saúde física do organismo, também aumenta os níveis de dopamina, serotonina e endorfina. Essas substâncias proporcionam felicidade, fortalecendo o corpo e reduzindo o estresse.

Evitar os vícios

O vício provoca alterações no estilo de vida e priva as pessoas de realizarem diversas outras atividades. É importante desintoxicar regularmente o organismo do álcool, drogas, jogos ou até mesmo do vício pelo consumo. Dessa forma, o organismo se livrará das toxinas que impedem a produção de dopamina e enfraquecem a imunidade.

Aumento da tirosina

A tirosina é um dos 22 aminoácidos essenciais utilizados na formação de proteínas. Ela é um produto químico natural essencial para a produção de dopamina no organismo. Para obtê-la, consuma mais chá verde, melancia, amêndoas, banana, abacate e chocolate amargo.

Ouvir música

A prática de ouvir música consegue aumentar os níveis de dopamina no corpo e, por isso, ajuda a aliviar a tensão e o estresse.

Organização

A produção de dopamina aumenta quando conseguimos viver com organização. Escreva em um papel as pequenas tarefas diárias e vá marcando sempre que cumprir uma. Ao perceber que está conseguindo realizar suas tarefas, você ficará mais satisfeito e isso aumentará os níveis de dopamina.

Criatividade

A produção de dopamina também é estimulada com atividades que promovem o uso da criatividade. Procure cantar, dançar, escrever, pintar, desenhar, fazer culinária, tricô, enfim, atividades que façam você se sentir melhor.

Suplementos naturais

O açafrão-da-terra (cúrcuma), ginkgo biloba, vitaminas C e B6 ou o aminoácido acetil-L-tirosina aumentam a produção de dopamina. No entanto, antes de consumi-los, consulte um médico.

Meditação

Além de aumentar a dopamina, a meditação também melhora a saúde do coração, o humor, relaxa a mente e energiza o cérebro. São muitos os benefícios que o hábito de meditar pode proporcionar.

Sono de qualidade

Uma noite de sono bem dormida, de 7 a 8 horas diárias, promove melhorias na qualidade de vida, já que eleva os níveis de dopamina no corpo.

As informações contidas nesse site referem-se à tratamentos caseiros e não substituem os tratamentos indicados por um especialista. Consulte sempre seu médico.

Veja Mais!

Grupo: Gazeta Sul Bahia

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021