Início » Descubra quais são os melhores soníferos naturais e acabe com a insônia de uma vez por todas

Descubra quais são os melhores soníferos naturais e acabe com a insônia de uma vez por todas

Por conta do estresse e das tensões causadas pela rotina diária, a insônia é um problema bastante comum. De acordo com a Associação Brasileira do Sono, uma pessoa, a cada três brasileiros, sofre de insônia.

Essa doença é caracteriza pela dificuldade em dormir ou acordar durante a noite, antes do horário desejado. Ela causa diversos prejuízos, tais como cansaço excessivos, problemas de humor, falta de energia, queda no rendimento profissional, dificuldade de concentração, entre outros.

Portanto, a insônia provoca uma redução na qualidade de vida das pessoas que possuem essa doença. Os ansiolíticos são os medicamentos mais utilizados para tratar a insônia. No entanto, eles podem causar dependência.

Uma alternativa eficaz para o tratamento dessa doença são os soníferos naturais. Eles possuem a capacidade de tranquilizar e relaxar o organismo e a grande vantagem é que não causam vício.     

Recomenda-se ingeri-los depois do entardecer, quando você já estiver em casa, para evitar ficar com sono no ambiente de trabalho, por exemplo. Diferentemente dos ansiolíticos estavas ervas quase não possuem contraindicações, podendo ser consumidas sem prescrição.

Camomila

Ingredientes:

100 gramas de flores secas de camomila (½ xícara)

1 garrafa de vinho branco seco (750 ml)

Modo de Preparo:

Coloque as flores da planta em um frasco grande de vidro. Coloque o vinho até a borda do recipiente e tampe bem. Guarde durante quinze dias em um local escuro. Passado este tempo, filtre e guarde na dispensa, tampado. Todas as noites, antes de deitar, beba duas colheres.

Passiflora

Ingredientes:

1 colher de passiflora (2 gramas)

1 xícara de água (200 ml)

Modo de Preparo:

Ferva a água e a passiflora em uma panela durante 5 minutos. Retire do fogo e deixe repousar por mais 5 minutos. Filtre e consuma o mais quente possível. Pode adoçar com mel ou estévia.

Lúpulo

Ingredientes:

1 colher de lúpulo (3 gramas)

1 xícara de água (200 ml)

Modo de Preparo:

Em uma panela, coloque o lúpulo e a água. Esquente até ferver e cozinhe por 10 minutos. Retire do fogo e deixe cinco minutos antes de filtrar. Beba quente e adoçado com mel.

Kava-Kava

Ingredientes:

1 colher de Kava-Kava (3 gramas)

1 xícara de água (200 ml)

Modo de Preparo:

Ferva a água. Em uma xícara, coloque a erva e despeja a água quente. Deixe uns cinco minutos e depois filtre. Beba fresco

Lavanda

A lavanda possui o poder de relaxar todo o sistema nervoso. Dessa forma, ela é uma excelente alternativa para o combate da insônia. Você pode fazer uma massagem nas suas têmporas (porções laterais da cabeça) e também usá-la para um banho de imersão sedativo. Outra alternativa é colocar um ramo de lavanda próximo à sua cama (abaixo do travesseiro ou na mesa da cabeceira).

Papoula Californiana

A poupa californiana ajuda no relaxamento do copo. Você pode utilizar também a tintura ou óleo essencial, caso não consiga encontrar a planta. Existem várias aplicações: algumas gotas do óleo no travesseiro, aplicar na mão, espalhar pelo corpo com uma massagem ou usar na hora do banho.

Valeriana

Ingredientes:

1 colher de valeriana (4 gramas)

1 xícara de água (200ml)

Modo de Preparo:

Despeje a água fervendo em uma xícara. Em seguida, coloque a valeriana e deixe por cinco minutos. Filtre, adoce e beba o mais quente possível.

Melissa

A melissa possui um potente aroma cítrico e essa sua propriedade garante a redução da insônia, já que ela acalma os nervos. Podemos encontrá-la de várias maneiras, como em cápsulas, erva, extrato ou óleo.

As informações contidas nesse site referem-se à tratamentos caseiros e não substituem os tratamentos indicados por um especialista. Consulte sempre seu médico.

Veja Mais!

Grupo: Gazeta Sul Bahia

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021