Início » Saiba como fazer uma excelente limpeza da garganta com bicarbonato de sódio e água

Saiba como fazer uma excelente limpeza da garganta com bicarbonato de sódio e água

Algumas doenças costumam deixar a garganta mais fragilizada, como é o caso das gripes e dos resfriados. Dessa forma, existem ingredientes naturais que são ótimos para limpar essa área e aliviar as dores.

O bicabornato de sódio com água, por exemplo, é uma excelente receita que serve para a limpeza da boca e da garganta. Geralmente, os gargarejos feitos com esses dois compostos limpam também toda a área da faringe e ainda promovem diversos benefícios para o corpo, veja:

Benefícios do Gargarejo

– Alivia as dores de garganta;

– Alivia os sintomas da gripe e resfriados;

– Ajuda a obter um hálito fresco;

– Remove as placas nos dentes.

O bicarbonato de sódio (NaHCO3) é um sal formado por hidróxido de sódio derivado do ácido carbônico e contribui para o equilíbrio ácido-base do corpo. Ele é muito fácil de encontrar, possui baixo custo e não é tóxico quando ingerido, razão pela qual é usado como fermento na preparação de várias sobremesas.

Além de reduzir a inflamação da garganta, esse composto também auxilia na eliminação de germes, bactérias e muco. Além disso, ele ajuda o corpo a se recuperar mais rápido.

Benefícios do Bicarbonato de Sódio

– Neutraliza o mau cheiro;

– Auxilia no controle de pragas;

– Faz a limpeza de pratos e utensílios de cozinha;

– Limpa superfícies;

– Remove manchas;

– É antiácido;

– Pode ser usado para a limpeza de escovas e pincéis de maquiagem;

– Esfolia o rosto e mãos;

– Faz a limpeza de frutas e vegetais;

– Mantém a higiene bucal;

– Clareia os dentes.

Gargarejo com Bicarbonato de Sódio e Água

Ingredientes:

1 xícara de água morna

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

Modo de Preparo:

Em um copo com água quente, adicione uma colher (chá) de bicarbonato de sódio, mexendo muito bem até que ele seja completamente dissolvido. Em seguida, dê pequenos goles, mantendo a mistura na garganta o mais profundo possível. Em seguida, comece a gargarejar por, aproximadamente, 30 segundos. Ao terminar esse tempo, não há necessidade de engolir. Repita o mesmo procedimento até terminar o conteúdo do copo.

Gargarejo com Bicarbonato de Sódio, Água e Limão

Ingredientes:

Suco de limão

½ copo de água

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

Modo de Preparo:

Adicione o bicarbonato de sódio e o suco de limão ao copo de água e depois misture-os perfeitamente. Mantenha a mistura na garganta e comece a gargarejar por cerca de 30 segundos. Depois desse tempo, cuspa a mistura e repita o procedimento de 3 a 5 vezes por dia. A mistura de bicarbonato e limão mantém o hálito refrescante e alivia o desconforto na garganta.

Precauções

O uso do bicabornato de sódio pode ocasionar alguns efeitos colaterais no corpo. Esses sintomas são bem raros de acontecer, no entanto, é bom conhecê-los. É importante que você consulte um médico para que ele indique a quantidade que deve ser utilizada e o uso adequado. Alguns dos efeitos são:

– Náusea;

– Vômito;

– Acidez estomacal;

– Dificuldade respiratória;

– Flatulência;

– Ansiedade;

– Fraqueza muscular.

As informações contidas nesse site referem-se à tratamentos caseiros e não substituem os tratamentos indicados por um especialista. Consulte sempre seu médico.

Veja Mais!

Grupo: Gazeta Sul Bahia

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021