Início » Está com dor nos joelhos? Confira estas 6 receitas que vão garantir o alívio rápido dessas dores

Está com dor nos joelhos? Confira estas 6 receitas que vão garantir o alívio rápido dessas dores

As dores nos joelhos provocam muito incômodo, pois impede a movimentação, fazendo com que algumas pessoas tenham dificuldades para subir escadas, agachar ou até mesmo caminhar. Elas são causadas por diversos fatores, como o desgaste dos ossos, lesões, artrite, entre outros.

Quando a dor for crônica, vale a pena não recorrer ao primeiro anti-inflamatório vendido nas farmácias, pois os remédios industrializados podem causar alguns efeitos colaterais, tais como:

– Dispepsia (dor ou desconforto no abdome);

– Úlceras e outras complicações gastrointestinais;

– Problemas cardiovasculares.

É claro que apenas um comprimido não causará esses efeitos, o problema está no hábito de tomar o remédio de forma recorrente e isso certamente provocará danos para o corpo.

Dessa forma, as alternativas naturais são bem mais seguras, pois não possuem efeitos colaterais prejudiciais à saúde. Confira agora algumas receitas que reduzirão as dores no joelho:

Óleo Essencial de Pimenta-Caiena

A pimenta-caiena é vendida em lojas de produtos naturais e possui um efeito analgésico. Por conta disso, ela oferece alívio rápido por várias semanas. O óleo essencial de pimenta-caiena é muito forte, então, o aconselhável é misturá-lo com um pouco de outro óleo, chamado de “óleo transportador” para evitar a irritação na pele. Uma boa opção é misturar com óleo de coco, que possui propriedades anti-inflamatórias e analgésicas.

Ingredientes:

5 a 10 gotas de óleo de pimenta-caiena

1 colher (sopa) de óleo de coco

Modo de Preparo:

Misture os óleos e esfregue nos joelhos. Para evitar o efeito de aquecimento nas mãos, utilize luvas para aplicar. Deixe o produto descansar por 15 minutos, depois lave com água e sabão. Não aplique mais de uma vez por dia.

Óleo Essencial de Gengibre

A massagem com o óleo essencial de gengibre no joelho é maravilhosa, pois reduz a dor e a rigidez na região. Esta é uma boa dica para aliviar a dor a curto prazo, ou seja, se o incômodo foi causado, por exemplo, por lesões.

Ingredientes:

5 a 10 gotas de óleo essencial de gengibre

1 colher (sopa) de óleo de coco

Modo de Preparo:

Misture os óleos e faça uma massagem no joelho, dando mais atenção às áreas mais dolorosas. Deixe o produto agir de 15 a 30 minutos, depois lave com água e sabão. Repita esse procedimento uma vez por semana.

Óleos Essenciais de Eucalipto e Hortelão-Pimenta

Esses dois óleos contêm o ingrediente ativo mentol, que proporciona uma forte sensação de frescor. Essa propriedade ajuda a aliviar a dor e produz um efeito analgésico natural.

Ingredientes:

5 gotas de óleo de eucalipto

5 gotas de óleo de hortelão-pimenta

1 colher (sopa) de óleo de coco (ou outro óleo transportador)

Modo de Preparo:

Misture todos os ingredientes e faça uma massagem no joelho. Deixe agir por 15 a 30 minutos. Para aumentar o efeito de resfriamento, aplique um saco de gelo. A sensação é parecida com aquela que sentimos ao chupar uma pastilha de menta e beber água.

Chá de Açafrão-da-Terra (Cúrcuma) e Gengibre

O açafrão-da-terra e o gengibre são muito conhecidos pela capacidade de aliviar dores, graças às suas propriedades anti-inflamatórias. Esse chá pode reduzir o inchaço e o desconforto tanto da artrite como das lesões nas articulações.

Ingredientes:

1 colher e meia (sopa) de açafrão (fresco, ralado)

1 colher e meia (sopa) de gengibre (fresco, ralado)

Mel puro (opcional)

1 xícara de água

Modo de Preparo:

Adicione o açafrão e o gengibre na água e deixe ferver. Depois, desligue o fogo e deixe a panela tampada por 10 minutos. Passado esse tempo, se preferir, adicione um pouco de mel. Beba o chá quente.

Chá de Zimbro

O zimbro é usado há anos para tratar artrite e reumatoide.

Atenção: ele não é indicado para as gestantes.

Ingredientes:

1 colher (sopa) de zimbro seco

1 xícara de água

Mel puro (opcional)

Modo de Preparo:

Coloque a água para ferver. Depois, adicione o zimbro e deixe por 15 minutos. Em seguida, despeje o chá em uma caneca e adicione o mel, se assim desejar. Consuma uma vez por dia.

Chá de Salgueiro

Este chá é um remédio antigo e muito indicado para quem sofre com dores e inflamações.

Atenção: ele não é adequado para pessoas com úlceras, diabetes descontrolada ou distúrbios renais.

Ingredientes:

1 colher (chá) de casca de salgueiro branco

1 xícara de água

Modo de Preparo:

Coloque a água para ferver e depois adicione a casca de salgueiro. Feito isso, deixe descansar por 10 minutos e coloque o chá numa xícara. Em seguida, beba.

Escolha uma dessas receitas, mas não deixe de tomar algumas precauções, como evitar usar sapatos com salto alto e desconfortáveis. Além disso, beba muita água e se exercite para fortalecer os joelhos.

As informações contidas nesse site referem-se à tratamentos caseiros e não substituem os tratamentos indicados por um especialista. Consulte sempre seu médico.

Veja Mais!

Grupo: Gazeta Sul Bahia

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021