Início » Estas duas plantas são poderosas para restaurar sua saúde

Estas duas plantas são poderosas para restaurar sua saúde

A natureza nos oferece uma ampla quantidade de ervas medicinais com forte poder de cura. Contudo, algumas pessoas ignoram os benefícios que a medicina natural proporciona e só acreditam nos efeitos dos medicamentos farmacêuticos.

Os tratamentos naturais possuem grande vantagem, pois não apresentam efeitos colaterais nocivos ao corpo e nem dependência. Além disso, existe também o custo-benefício, já que eles são bem mais baratos do que muitos remédios.

Nesse post, vamos falar de duas plantas extraordinárias, que possuem diversos benefícios para o bem-estar do corpo. Trata-se da moringa e da urtiga, pois elas possuem o incrível poder de restaurar a saúde.

Moringa

A moringa é uma planta que possui cerca de 90 nutrientes e contém todos os aminoácidos benéficos para o corpo. Suas nutritivas folhas fornecem betacaroteno e vitaminas C, B2, B3, B6, B7, D, E e K.

Ela também é rica em minerais e se constitui como uma excelente fonte de ferro, potássio, cálcio, cobre, magnésio, manganês e zinco. Dessa forma, a moringa oferece uma combinação de muitas propriedades capazes de lidar com praticamente qualquer tipo de doença.

Qualquer parte dessa planta, mas particularmente as folhas, tem forte ação anti-inflamatória, antibacteriana e antiviral. Além disso, ela é muito potente para evitar a formação de tumores.

Um outro benefício da moringa, é que ela auxilia nos tratamentos de úlceras, bronquites, dores musculares, febres e muitos outros problemas de saúde.

Como consumir a Moringa

Sementes: coloque algumas sementes em um copo de água fervente com um pouco de sal. Espere alguns minutos, coe, e, em seguida, beba a água.

Vagens verdes: podem ser consumidas através de saladas.

Folhas: folhas cruas ou levemente aferventadas.

Moringa em pó: você pode comer meia colher (chá) na água ou no suco pela manhã. À noite também é eficiente para a insônia.

Moringa em cápsulas: você pode tomar uma cápsula por dia juntamente com as refeições.

Contraindicações

O consumo da moringa não é recomendado para crianças menores de 8 anos. Além disso, as grávidas devem consultar o médico antes de consumir a planta.

Urtiga

A urtiga é uma planta fácil de encontrar e é uma importante fonte de vitaminas, minerais, clorofila e ácidos orgânicos. Por conta das suas valiosas propriedades, ela é capaz de realizar muitas curas.

Essa planta é rica em potássio, um mineral que, além de aumentar a micção, diminui o apetite e é muito bom para as pessoas que sofrem de obesidade devido à compulsão por comida.

A urtiga também é anti-inflamatória, expectorante, adstringente e tônica. Ela é poderosa para o tratamento da diabetes, pois normaliza os níveis de glicose em pouco tempo.

Além disso, possui muitos aminoácidos, aminas, esteróis, acetofenona, hidrocarbonetos, óleos voláteis, sitosteróis, ácido acético, ácido pantotênico, ácido fólico, clorofila e muitos outros componentes.

No entanto, seu manejo exige muito cuidado: deve ser colhida com luvas e depois colocada para secar, pois o contato com a pele pode causar reação alérgica.

Por isso, a solução é comprar um pacotinho das folhas secas de urtiga em lojas de produtos naturais, já que nesse estado não há risco de ocorrer irritações na pele.

O consumo da urtiga pode ser feito através do chá. Confira a receita:

Chá de urtiga

Ingredientes:

1 colher (sopa) das folhas secas de urtiga

1 litro de água

Modo de Preparo:

Coloque a água para ferver e deixe por aproximadamente 3 a 4 minutos. Quando a água entrar em ebulição (formação de bolhas), retire do fogo e adicione as folhas de urtiga. Tampe a panela. Em seguida, deixe em repouso por, no mínimo, 10 minutos. Consuma 3 xícaras por dia desse chá. É recomendado adoçar com mel, para facilitar a ingestão.

Contraindicações

O chá de urtiga é contraindicado para as mulheres grávidas.

As informações contidas nesse site referem-se à tratamentos caseiros e não substituem os tratamentos indicados por um especialista. Consulte sempre seu médico.

Veja Mais!

Grupo: Gazeta Sul Bahia

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021