Início » Dicas e receitas para combater à diabetes

Dicas e receitas para combater à diabetes

A diabetes representa uma síndrome metabólica decorrente da falta de insulina e/ou da falta dos efeitos da insulina no corpo. Ela possui origens múltiplas e causa um aumento da glicose (açúcar) no sangue.

Dessa forma, existem alimentos muito nocivos para as pessoas com diabetes, já que provocam o aumento os níveis de açúcar no organismo. Os refrigerantes, produtos feitos com farinha de trigo (especialmente a branca) e doces são exemplos disso.

Portanto, a alimentação é o primeiro passo para a prevenção e controle da diabetes. Afora esse cuidado, existem ótimas receitas naturais para normalizar a taxa de glicose.

No entanto, as alternativas naturais não substituem à insulina ou à medicação indicada pelo médico. Elas servem como auxiliares ao tratamento. Confira agora algumas receitas para controlar a doença:

Chá de Carqueja

Ingredientes:

1 colher (sopa) cheia de folhas de carqueja picadas (10g)

1 litro de água

Modo de Preparo:

Coloque a água para ferver. Depois, adicione a carqueja na água fervente, já com o fogo desligado. Espere esfriar e coe. Tome uma xícara de chá (aproximadamente 200ml) de 3 a 4 vezes por dia.

Atenção: o chá pode abaixar muito a sua glicose. Por isso, você precisa fazer o monitoramento do seu nível de glicemia, para não baixar muito.

Farinha de Maracujá

A farinha de maracujá contém uma grande quantidade de pectina, que reduz a velocidade com que o açúcar entra no sangue. Por isso, ela é excelente para quem tem diabetes. Você pode comprar esta farinha em lojas de produtos naturais ou pode fazer em casa. Veja como:

Ingredientes:

10 maracujás

Vinagre

Água

Modo de Preparo:

Lave os maracujás e mergulhe-os por 20 minutos numa mistura de água e vinagre. Em seguida, corte-os ao meio, retire a polpa e guarde para fazer suco. Corte as cascas em tirinhas e coloque numa assadeira. Asse em forno médio por cerca de 30 minutos ou até que fiquem bem secas. Depois, espere esfriar e bata no liquidificador (ou passe no processador) até obter uma farinha. Em seguida, peneire e guarde em um recipiente limpo, seco, tampado e longe da luz.

O consumo da farinha deve ser diário e você pode variar as formas de ingeri-lo. Pode ser no suco, no iogurte, na salada ou na sopa. A dose recomendada é 1 colher (sopa) antes das três principais refeições.

Água de Quiabo com Canela

Ingredientes:

4 quiabos

200 ml de água

1 colher (chá) de canela em pó pura e sem açúcar (verifique o rótulo da embalagem)

Modo de Preparo:

Corte os quiabos ao meio, descartando as pontas, e os coloque num copo com água. Tampe o copo. Deixe de molho durante a noite. Na manhã seguinte, retire os quiabos, acrescente a canela, mexa e beba a água. De preferência, tome essa água em jejum e espere meia hora para comer ou beber qualquer outra coisa. Beba um copo por dia e depois de uma semana, avalie sua taxa de glicose.

Atenção: se você for hipertenso (a), faça a receita sem a canela.

Suco de Maxixe

Ingredientes:

1 maxixe

1 copo com água

Modo de Preparo:

Raspe o maxixe e corte-o ao meio. Em seguida, coloque o maxixe cortado no liquidificador junto com a água e bata por 5 minutos. Coe e beba. Tome esse suco duas vezes por dia: em jejum e 30 minutos após o jantar.

As informações contidas nesse site referem-se à tratamentos caseiros e não substituem os tratamentos indicados por um especialista. Consulte sempre seu médico.

Veja Mais!

Grupo: Gazeta Sul Bahia

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021