Início » Saiba como combater a Azia e Má digestão

Saiba como combater a Azia e Má digestão

A azia é um sintoma causado pela baixa produção de ácido gástrico e provoca uma sensação de queimação que, geralmente, começa no estômago e vai até a garganta. Ela está ligada a má digestão e, quando ocorre, ocasionalmente, é um problema comum.

No entanto, quando os sintomas se tornam recorrentes, é necessária uma atenção especial, pois isso pode indicar algum problema mais grave, como gastrite ou úlceras.

A má digestão é o nome dado aos diversos distúrbios gástricos que possuem como sintomas os enjoos, dores abdominais, sensação de estômago sempre cheio, sonolência após as refeições, arrotos e vômitos.

Esses dois males – azia e má digestão – estão atrelados à hábitos ruins que são adquiridos durante a rotina e, muitas vezes, as pessoas acabam nem percebendo, como por exemplo, comer muito depressa, não mastigar bem os alimentos, abusar de comidas gordurosas e frituras e beber líquidos em excesso durante as refeições.

Tratamento

O tratamento mais convencional é feito por meio da supressão do ácido gástrico, a partir do uso de antiácidos. Porém, muitas vezes, esse medicamento pode sensibilizar ainda mais o sistema digestório, causando uma piora no quadro, já que a azia também pode ser ocasionada pela baixa produção de ácidos no estômago.

Dessa forma, é imprescindível a orientação médica para a indicação do melhor tratamento e realização dos exames adequados.

Por outro lado, os remédios naturais funcionam como complemento dos tratamentos convencionais. Você vai ver a seguir que a maçã, por exemplo, possui diversos benefícios e propriedades que conseguem combater os problemas de azia e má digestão. Confira:

Maçã

Quando cozida, a maçã é o alimento mais recomendado após uma infecção gastrointestinal. Para o combate da azia e má digestão, indica-se o consumo de pelo menos uma por dia.

A pectina presente na composição dessa fruta mantém o intestino livre de resíduos viscosos que tornam seu funcionamento mais vagaroso e evita a aderência de bactérias nocivas.

Além disso, os ácidos orgânicos presentes na fruta, bem como no seu vinagre, ajudam a prevenir a digestão causada pela baixa produção de ácido gástrico, contribuindo, assim, para a formação de um meio mais ácido adequado à digestão das proteínas.

Vinagre de Maçã

Se o problema da azia e má digestão está relacionado com baixa produção de ácidos, o consumo de vinagre de maçã é muito útil. Basta tomar uma colher de sopa de vinagre diluído em um copo de água. Dessa forma, se o incômodo melhorar, é um sinal de que a causa era a falta de acidez no estômago.

As informações contidas nesse site referem-se à tratamentos caseiros e não substituem os tratamentos indicados por um especialista. Consulte sempre seu médico.

Veja Mais!

Grupo: Gazeta Sul Bahia

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021