Início » Conheça o poder das Folhas de Louro para a saúde

Conheça o poder das Folhas de Louro para a saúde

Você provavelmente conhece a folha de louro por causa do feijão, não é verdade? Ela auxilia na digestão e por isso é colocada em alimentos muito pesados, como o feijão e a feijoada, quando estes ainda estão sendo cozinhados. Mas saiba que ela é muito conhecida e disseminada no Brasil por conta das suas propriedades medicinais e seu aroma único.

Na Grécia antiga as folhas de louro possuíam ainda uma outra finalidade: elas eram utilizadas para a ornamentação de coroas que seriam entregues aos atletas campeões de provas olímpicas e aos reis de Roma na época de César.

Dessa forma, ela tornou-se símbolo de vitória e conquista, a ponto de se dizer que alguém é “laureado” quando faz algo excelente ou alcança algum objetivo. Além disso, as populações antigas acreditavam que essa folha trazia proteção e sabedoria.

Propriedades e Benefícios das Folhas de Louro

Os principais nutrientes da folha de louro são potássio, fibras, hidrato de carbono, vitaminas B6 e C, magnésio, ácido fólico, entre muitos outros. Dessa forma, ele possui propriedades anti-inflamatórias, antirreumáticas, diuréticas, digestivas, hepáticas, expectorantes e estimulantes.

A folha de louro é uma excelente opção para quem sofre de problemas digestivos como gastrite, úlcera, gases e inflamações no fígado. Ela serve ainda para o alívio das cólicas menstruais, pois regula o fluxo e o ciclo menstrual.

Suas propriedades expectorantes fazem dela um poderoso remédio contra gripes e resfriados. Ela também é eficaz no combate às dores de cabeça, reumatismo, infecções de ouvido e na pele. Por ser uma planta relaxante, reduz o estresse e a ansiedade.

Com a ingestão das folhas de louro regularmente, os rins começam a funcionar melhor, eliminando, assim, o líquido acumulado em excesso no corpo. Dessa forma, a pessoa emagrece com mais facilidade e perde a sensação de que está “inchada”. Dores musculares e articulares – principalmente as que são causadas por reumatismo e artrite –  são aliviadas de maneira progressiva, até cessarem totalmente.

Chá das Folhas de Louro

Para a preparação do chá, basta colocar algumas folhas de louro em uma panela com água fervente. Em seguida, deixe ferver por mais 5 minutos e desligue o fogo. Tampe a panela e deixe descansando por 10 minutos. Adoce a gosto e beba a quantidade de uma xícara de 3 a 4 vezes por dia.

Contraindicações

O uso das folhas de louro, seja pela ingestão direta ou através do chá, deve ser controlado e não deliberado. O consumo em excesso desta planta é capaz de causar intoxicação no organismo e, por isso, requer bastante atenção. Portanto, é necessária a orientação de um médico ou profissional de saúde antes de fazer a ingestão desse chá, caso você esteja fazendo uso de algum medicamento.

As informações contidas nesse site referem-se à tratamentos caseiros e não substituem os tratamentos indicado por um especialista. Consulte sempre seu médico.

Veja Mais

Grupo: Gazeta Sul Bahia

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021