Início » O óleo que cura enxaqueca, dores nas costas, melhora a pele e elimina vermes

O óleo que cura enxaqueca, dores nas costas, melhora a pele e elimina vermes

Existe uma árvore na Floresta Amazônica chamada Andiroba, que também é conhecida como “mogno brasileiro”. É através desse vegetal que se extrai um óleo rico em nutrientes essenciais para a saúde do corpo.

A andiroba é uma árvore tropical que tem mais de 40 metros de altura, com folhagem comprida e bastante cheia. Ela cresce em solos ricos, pântanos, áreas inundáveis e terras altas.

Essa árvore produz uma noz marrom, com aspecto de madeira e cheia de sementes em seu interior. É dessa noz que se pode tirar o óleo de andiroba, que é rico em propriedades anti-inflamatórias. Em apenas um ano, a árvore de andiroba consegue produzir 50 litros de óleo.

Propriedades

A andiroba é rica em ácidos graxos essenciais, como ácido oleico, palmítico, esteárico e linoleico. Vários estudos comprovam que alguns desses ácidos, como o linoleico, por exemplo, reduzem o colesterol, a pressão sanguínea e previne o câncer.

Todas as partes dessa árvore possuem um sabor amargo, inclusive o óleo. Mas isso não é por acaso. Essa amargura é atribuída a uma série de substâncias químicas que são muito parecidas com os produtos antimaláricos encontrados em plantas tropicais.

A gedunina é um desses compostos e possui propriedades antiparasitárias e um efeito antimalárico. Além disso, há também a presença de compostos químicos chamados limonoides que possuem função anti-inflamatórias e funciona como repelente de insetos.

Benefícios do Óleo de Andiroba

Melhora a saúde da pele:

– Deixa a pele mais macia;

– Hidrata;

– Deixa a pele brilhosa;

– Garante uma aparência mais saudável;

– Equilibra a oleosidade natural da pele.

Melhora a saúde dos cabelos:

– Deixa os cabelos mais brilhosos e os fios mais sedosos;

– Dá volume;

– Fortalece;

– Reduz a queda de cabelo;

– Restaura a elasticidade.

Como usar: aplique um pouco do óleo antes do xampu.

Ação anti-inflamatória:

– Regenera os tecidos inflamados;

– Auxilia no tratamento de problemas da pele, como eczema.

Repelente:

– Repele os insetos, graças ao aroma essencial;

– Alivia a coceira provocada pelas picadas de insetos.

Além desses benefícios, o óleo de andiroba também é eficiente para as contusões, dores musculares, febre, problemas respiratórios, faringite, amigdalite, laringite, parotidite (papeira), tosse, gripe, pneumonia, reumatismo, bronquite, artrite, fadiga muscular, feridas, hematomas e inchaço. Não é maravilhoso?

Sugestões de Uso

Uso externo: massageie as regiões doloridas com algumas gotas do óleo (de duas a seis gotas).

Uso interno: diluir, em um pouco de água, três gotas pela manhã e tomar, ainda em jejum, e mais três gotas à noite, antes de dormir.

Atenção: faça um teste alérgico antes de usar. Basta aplicar uma pequena quantidade do produto na pele próximo ao pulso. Se ocorrerem erupção ou vermelhidão na pele, não use o óleo.

Contraindicações

O óleo não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou na fase de lactação.

As informações contidas nesse site referem-se à tratamentos caseiros e não substituem os tratamentos indicado por um especialista. Consulte sempre seu médico.

Veja Mais!

Grupo: Gazeta Sul Bahia

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021