Início » Conheça os poderosos benefícios do Chá de Tomilho

Conheça os poderosos benefícios do Chá de Tomilho

Antigamente, as receitas naturais eram bem mais conhecidas e mais utilizadas. Porém, hoje em dia, por conta dos avanços científicos e da intensa fabricação de medicamentos, quase não ouvimos muito sobre as alternativas naturais e, assim, a medicina natural deixou de ser tão popular como era antes.

No entanto, isso não significa que as receitas e tratamentos naturais tenham perdido seus efeitos. Algumas pessoas ainda continuam a aproveitar os benefícios que as alternativas naturais oferecem. Depois de conhecer este chá, você também vai querer aproveitar as vantagens das receitas com ingredientes naturais.

Tomilho

O tomilho é uma erva muito utilizada na cozinha. Mas, além desse uso, ele também é bastante utilizado na medicina, inclusive para casos de envenenamento e em curativos.

É uma erva que possui muitas variedades, sendo a mais conhecida o tomilho francês. Existe também o mel de tomilho, já que as abelhas são atraídas pelas flores da planta. Outra utilidade do tomilho é para a proteção de carnes e de alimentos contra a deterioração.

O principal componente do tomilho é o timol, uma substância que apresenta propriedades antissépticas. Por este motivo, o óleo de tomilho serve como enxaguante bucal e pasta de dente, pois mata os germes e trata as infecções na boca, além de proteger os dentes da placa dentária e do desgaste.

O timol também consegue matar fungos e, devido a esse motivo, é comercialmente adicionado aos higienizantes paras mãos e cremes antifúngicos.

Outro componente presente no tomilho é o carvacol. Essa substância possui função antibacteriana e apresenta uma grande variedade de flavonoides, incluindo apigenina, naringenina, luteolina e timonina, que são responsáveis por aumentar a capacidade antioxidante da erva.

Benefícios do Tomilho

– Melhora a saúde dos olhos;

– Ajuda no funcionamento do intestino;

– Previne o envelhecimento;

– Protege os ossos;

– Previne as doenças crônicas.

Cuidados antes de fazer o Chá de Tomilho

Para fins medicinais, o tomilho pode ser comprado na forma de chá, extrato, suplemento ou óleo essencial. O tomilho seco pode ser substituído pelo tomilho fresco na maioria das receitas. Uma colher (chá) de folhas secas equivale a uma colher (sopa) de tomilho fresco picado.

Deve-se ter bastante cuidado com a quantidade de tomilho e de água utilizados na receita, pois não é recomendado que ele fique muito concentrado. Por isso, siga a quantidade descrita na receita:

Receita do Chá de Tomilho

Ingredientes:

2 colheres (café) de tomilho seco

200 ml de água fervida

Mel (a gosto)

Modo de Preparo:

Coloque o tomilho seco numa caneca e cubra com a água previamente fervida. Em seguida, deixe em repouso e beba. Se preferir, adoce com o mel.

Contraindicações

Pessoas que possuem insuficiência cardíaca, gastrite, úlcera e problemas no estômago, bem como as mulheres grávida e lactantes, devem evitar o consumo desse chá.

As informações contidas nesse site referem-se à tratamentos caseiros e não substituem os tratamentos indicado por um especialista. Consulte sempre seu médico.

Veja Mais!

Grupo: Gazeta Sul Bahia

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021