Antigamente, as receitas naturais eram bem mais conhecidas e mais utilizadas. Porém, hoje em dia, por conta dos avanços científicos e da intensa fabricação de medicamentos, quase não ouvimos muito sobre as alternativas naturais e, assim, a medicina natural deixou de ser tão popular como era antes.
No entanto, isso não significa que as receitas e tratamentos naturais tenham perdido seus efeitos. Algumas pessoas ainda continuam a aproveitar os benefícios que as alternativas naturais oferecem. Depois de conhecer este chá, você também vai querer aproveitar as vantagens das receitas com ingredientes naturais.
Tomilho
O tomilho é uma erva muito utilizada na cozinha. Mas, além desse uso, ele também é bastante utilizado na medicina, inclusive para casos de envenenamento e em curativos.
É uma erva que possui muitas variedades, sendo a mais conhecida o tomilho francês. Existe também o mel de tomilho, já que as abelhas são atraídas pelas flores da planta. Outra utilidade do tomilho é para a proteção de carnes e de alimentos contra a deterioração.
O principal componente do tomilho é o timol, uma substância que apresenta propriedades antissépticas. Por este motivo, o óleo de tomilho serve como enxaguante bucal e pasta de dente, pois mata os germes e trata as infecções na boca, além de proteger os dentes da placa dentária e do desgaste.
O timol também consegue matar fungos e, devido a esse motivo, é comercialmente adicionado aos higienizantes paras mãos e cremes antifúngicos.
Outro componente presente no tomilho é o carvacol. Essa substância possui função antibacteriana e apresenta uma grande variedade de flavonoides, incluindo apigenina, naringenina, luteolina e timonina, que são responsáveis por aumentar a capacidade antioxidante da erva.
Benefícios do Tomilho
– Melhora a saúde dos olhos;
– Ajuda no funcionamento do intestino;
– Previne o envelhecimento;
– Protege os ossos;
– Previne as doenças crônicas.
Cuidados antes de fazer o Chá de Tomilho
Para fins medicinais, o tomilho pode ser comprado na forma de chá, extrato, suplemento ou óleo essencial. O tomilho seco pode ser substituído pelo tomilho fresco na maioria das receitas. Uma colher (chá) de folhas secas equivale a uma colher (sopa) de tomilho fresco picado.
Deve-se ter bastante cuidado com a quantidade de tomilho e de água utilizados na receita, pois não é recomendado que ele fique muito concentrado. Por isso, siga a quantidade descrita na receita:
Receita do Chá de Tomilho
Ingredientes:
2 colheres (café) de tomilho seco
200 ml de água fervida
Mel (a gosto)
Modo de Preparo:
Coloque o tomilho seco numa caneca e cubra com a água previamente fervida. Em seguida, deixe em repouso e beba. Se preferir, adoce com o mel.
Contraindicações
Pessoas que possuem insuficiência cardíaca, gastrite, úlcera e problemas no estômago, bem como as mulheres grávida e lactantes, devem evitar o consumo desse chá.
As informações contidas nesse site referem-se à tratamentos caseiros e não substituem os tratamentos indicado por um especialista. Consulte sempre seu médico.
Grupo: Gazeta Sul Bahia