Início » Você sabia que o Melão de São Caetano é ótimo para combater o câncer e diabetes?

Você sabia que o Melão de São Caetano é ótimo para combater o câncer e diabetes?

O Melão de São Caetano é uma planta medicinal com frutos e folhas de sabor amargo que são muito utilizados para o tratamento do diabetes e problemas de pele. Seu nome científico é Momordica charantia.

É reconhecido em todo o Brasil por outros nomes, tais como erva de São Caetano, fruto de cobra, erva das lavadeiras e melãozinho. Ele é uma trepadeira de cheiro desagradável, com flores amareladas ou esbranquiçadas, mas que possui diversos benefícios para saúde por conta da sua composição.

Propriedades do Melão de São Caetano

Essa planta contém grande quantidade de licopeno, um poderoso antioxidante que protege as células dos danos causados pelos radicais livres no corpo. Dessa forma, o melão de São Caetano ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

Ele tem propriedade antibiótica, antimutagênica, antioxidante, antileucêmica, antiviral, antidiabética, antitumor, aperitiva, afrodisíaca, adstringente, carminativa, citotóxica, depurativa, hipotensiva, hipoglicêmica, imunomoduladora, inseticida, lactagoga, laxativa, purgativa, refrigerante, estomáquica, tônica e vermífuga.

O melão de São Caetano também possui função afrodisíaca, aperitiva, antiflatulenta e hipotensora. Além disso, ele é um ótimo cicatrizante, podendo ser utilizado nos casos de feridas externas e internas.

Benefícios do Melão de São Caetano

– Ajuda no tratamento do diabetes porque contém extratos com atividade hipoglicêmica;

– Acelera a cicatrização de feridas;

– Contribui para a eliminação de parasitas no corpo;

– É um eficiente antiviral para o sarampo e hepatite;

– É usado como emenagogo (induz a menstruação);

– Auxilia o tratamento de úlceras pépticas;

– Rico em vitaminas A, B1, B2 e C, além de minerais como cálcio, magnésio e ferro.

Contraindicações

Por conter substâncias como charantina (mistura de glucosídeos de esterol), vicina (nucleosídeo da pirimidina) e a p-p-insulina (polipeptídeo), que são considerados ingredientes ativos capazes de provocar aborto, o consumo do melão de São Caetano é contraindicado para mulheres grávidas.

Utilidades do Melão de São Caetano

A erva pode ser indicada em casos de Afecções biliares, catarata, cólicas abdominais, colite, cravos, dores de ouvido, dor reumática, escabiose, enxaquecas, febre, fígado, hemorroidas, infecções da pele, irrigação vaginal, leucorréia, malária, menstruações difíceis, mordida de serpentes, morféia, problemas de pele em geral, picadas de insetos, problemas gástricos, pruridos, queimaduras, resfriados, reumatismo, úlceras malignas e vermes.

Os frutos podem ser cozidos e são excelentes para os casos de vômitos e doenças venéreas. A raiz da planta é um potente adstringente. Já o suco feito com as folhas secas do melão de São Caetano é eficaz para os problemas eméticos, purgantes, mordidas de serpentes e afecções biliares.

A aplicação das folhas amassadas misturadas ao óleo de amêndoas é bastante eficaz para o tratamento de queimaduras, sarna e hemorroidas.

Infusão do Melão de São Caetano

A infusão do melão de São Caetano ajuda no combate de escabiose, picada de insetos, malária, pruridos e úlceras malignas. Além disso, é uma ótima opção para o tratamento de gripes e resfriados.

Como fazer: acrescentar 10 gramas de folhas secas em 1 litro de água fervente, deixando descansar por 15 minutos.

Combate ao Câncer e Diabetes

O melão de São Caetano tem um potencial muito grande para o combate do crescimento das células cancerígenas. Dessa forma, ele é uma resposta natural para o combate ao câncer.

O mecanismo para esse combate é que o suco do melão de São Caetano consegue reduzir o metabolismo de alimentação por glicose de células doentes do corpo, ou seja, atua na privação do açúcar. Com isso, o melão de São Caetano também auxilia no tratamento do diabetes.

As informações contidas nesse site referem-se à tratamentos caseiros e não substituem os tratamentos indicado por um especialista. Consulte sempre seu médico.

Veja Mais!

Grupo: Gazeta Sul Bahia

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021