Início » Você é muito estressado? Cuidado! Herpes-zóster é ativado pelo estresse

Você é muito estressado? Cuidado! Herpes-zóster é ativado pelo estresse

A herpes-zoster é causada pelo vírus da catapora e se aproveita da queda na imunidade para aparecer. A população mais afetada é a idosa e pode, em alguns casos, causar danos graves ao paciente.

A doença costuma ficar em latência por anos e quando se manifesta, surge, geralmente, no gânglio nervoso ao lado da coluna vertebral. Ela inicia com uma coceira que evolui para uma dor forte no local e isso pode causar dúvidas sobre sua origem. Em seguida, aparecem as primeiras feridas na pele, que são a principal característica desta infecção viral.

Segundo a entrevista realizada pelo Jornal de Novo Hamburgo, com o coordenador do mestrado em Virologia da Universidade Feevale – Fernando Rosado Spilki – as pessoas que tiveram varicela alguma vez na infância, irão desenvolver sintomas de zoster na fase adulta, época em que o vírus sai do seu estado de latência.

Além disso, ele explica que muitos dos que foram infectados pela varicela nunca terão a infecção e ainda destaca a importância da vacina.

Causas da doença

O estresse é uma das principais causas da doença, ele faz com o que vírus saia do seu estado de latência e se manifeste. A perda gradual do sistema imune decorrente do envelhecimento, o uso de alguns medicamentos e outras doenças também são fatores que ativam o vírus. E para piorar, a infecção pode voltar de tempos em tempos.

Complicações

O vírus tem a capacidade de causar graves lesões em órgãos internos, principalmente em pessoas que possuem um outro vírus – o da imunodeficiência humana (HIV) que é causador da AIDS.

A pior lesão que a herpes-zóster pode causar é a do nervo onde o vírus se instalou, pois isso resulta na piora da qualidade de vida, reduzindo a funcionalidade do paciente. Se for um zoster ocular, pode até causar cegueira.

Principais sintomas da Herpes-Zóster

– Pequenas bolhas em locais específicos na pele da região afetada;

– Dor forte;

– Coceira

Depois que as bolhas aparecem no corpo, o zoster pode durar de 10 a 15 dias.

Tratamento

O tratamento é feito por meio da orientação médica e inclui o uso de medicamentos que agem diretamente contra o vírus (antivirais) e para o controle da dor. Existe também a possibilidade de revacinação.

As informações contidas nesse site não substituem as orientações de um especialista. Consulte sempre seu médico.

Veja Mais!

Grupo: Gazeta Sul Bahia

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021