O fígado desempenha muitas funções importantes para o nosso corpo, como o metabolismo de proteínas, armazenamento e liberação de glicose, desintoxicação do organismo, entre outros. Devido a essa multiplicidade de tarefas, ele é considerado um dos órgãos mais importantes do corpo.
Dessa forma, é preciso estar atento, pois, apesar do fígado possuir uma capacidade extraordinária de recuperação e por ser tão fundamental para o funcionamento do corpo, certas doenças nesse órgão podem resultar em um prejuízo no organismo inteiro, que podem levar ao óbito.
O excesso de peso ou a falta de atividade física podem ocasionar o aumento de gordura no fígado e essa é uma das causas mais comuns de problemas que envolvem esse órgão. Outros fatores que significam um risco para o fígado são o excesso de álcool, o uso abusivo de medicamentos e outras doenças como ascite, cirrose, esquistossomose, hepatite e hipertensão portal.
Fique atento a esses sintomas para saber se você está com alguma doença no fígado:
– Cor amarelada nos olhos ou na pele;
– Dor na região superior direita da barriga;
– Enjoos ou tonturas frequentes;
– Dor de cabeça frequente;
– Cansaço fácil e sem razão aparente;
– Facilidade em ficar com hematomas;
– Perda de apetite;
– Fezes amareladas, cinzentas ou esbranquiçadas;
– Urina escura;
– Coceira em todo o corpo;
– Barriga inchada.
Atenção: se você apresentar esses sintomas, procure a orientação de um médico especialista para investigar a causa do problema e iniciar o tratamento adequado.
Diagnóstico e Tratamento
Os problemas do fígado, geralmente, são diagnosticados através de um exame de sangue chamado hepatograma. Além desse exame, a ultrassonografia e tomografia computadorizada também auxiliam no diagnóstico.
O tratamento é feito quando se descobre as causas da doença. Em casos mais leves, apenas a mudança na alimentação já possui bons resultados. Porém, quando a doença possui maior gravidade, também são receitados remédios para a redução da inflamação, do colesterol, da glicemia e de outros fatores que possam estar afetando o fígado.
As informações contidas nesse site não substituem as orientações de um especialista. Consulte sempre seu médico.
Grupo: Gazeta Sul Bahia