Início » Saiba quais são os principais sintomas do diabetes

Saiba quais são os principais sintomas do diabetes

A hiperglicemia é o termo médico designado para o excesso de açúcar no sangue. Ela pode ser causada pela má alimentação, falta de exercícios ou, para os diabéticos, falta de insulina.

Para ser considerada hiperglicemia, a taxa de glicose no sangue, em jejum, deve estar acima de 100 mg/dL e se a situação for persistente, pode ocasionar diversos problemas no funcionamento dos órgãos.

É preciso, portanto, estar atento aos níveis de açúcar no sangue. A hiperglicemia, geralmente é silenciosa. No entanto, quando o excesso de açúcar no sangue é muito elevado, os sintomas podem ser:

– Muita fome;

– Dores de cabeça;

– Aumento da vontade de urinar;

– Sede;

– Perda de peso sem razão aparente;

– Visão embaçada;

– Sonolência;

– Formigamento nas mãos e nos pés;

– Enjoo;

– Cansaço.

Atenção: estar com excesso de açúcar no sangue não significa que você possui diabetes. Algumas pessoas com níveis de glicemia elevados podem apenas estar pré-diabéticos e conseguem, muitas vezes, reduzir a glicose através da mudança de dieta e estilo de vida, como beber mais água e praticar exercícios.

Os sintomas mencionados acima podem indicar a hiperglicemia, mas é necessária a consulta com um médico para a certeza do diagnóstico e também para avaliar os níveis de pressão arterial, colesterol e triglicerídeos.

Existem ainda os remédios naturais que auxiliam na redução do excesso de açúcar no sangue. Confira a seguir algumas receitas de chás que conseguem esse benefício:

Receita de Chá de Canela

Ingredientes:

3 paus de canela

1 litro de água

Modo de Preparo:

Coloque os paus de canela e a água em uma panela e deixe ferver por alguns minutos. Em seguida, tampe a panela e espere amornar. Beba o chá várias vezes ao dia.

Receita de chá de Carqueja

Ingredientes:

10 gramas de carqueja

500 ml de água

Modo de Preparo:

Em uma panela, ferva a água. Depois que ferver, desligue o fogo, acrescente a carqueja e tampe. Deixe repousar por 10 minutos. Beba 3 xícaras por dia.

Receita de Chá de Quebra-Pedra

Ingredientes:

1 colher de chá de folhas de quebra-pedra

1 xícara de água

Modo de Preparo:

Ferva a água. Coloque as folhas de quebra-pedra na água fervente. Deixe repousar por 5 minutos. Coe e beba ainda morno. Pode-se tomar de 3 a 4 vezes por dia.

As informações contidas nesse site referem-se à tratamentos caseiros e não substituem os tratamentos indicado por um especialista. Consulte sempre seu médico.

Veja Mais!

Grupo: Gazeta Sul Bahia

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021