Início » Como saber se é alergia ao calor e como tratar

Como saber se é alergia ao calor e como tratar

A alergia ao calor, ou urticária ao calor, é uma reação alérgica provocada pelas temperaturas elevadas. Ela se manifesta através de alterações na pele, como placas pelo corpo com vermelhidão e coceira intensa (por isso o nome urticária).

As lesões causadas por essa alergia, geralmente, surgem 2 a 15 minutos após a exposição ao calor e podem durar até 3 horas. A alergia ao calor pode acontecer em qualquer idade, mas são mais frequentes em bebês. Além disso, as áreas mais afetadas são o pescoço e as axilas.

Sintomas da alergia ao calor

– Pequenas bolinhas vermelhas nas regiões que ficam expostas ao sol ou nas que mais transpiram;

– Coceira nas áreas mais afetadas;

– Surgimento de placas vermelhas na pele;

– Inchaço da região exposta ao sol;

– Coceira das áreas afetadas.

Existem outros sintomas que podem surgir por conta da longa exposição ao calor ou de acordo com o grau de alergia, como diarreia, náuseas, vômitos, dificuldade para respirar e cansaço excessivo.

Tratamento e Diagnóstico

O diagnóstico é feito através da consulta com o médico dermatologista que aplica um teste de aquecimento local. Esse teste é feito por meio da observação da reação da pele ao entrar em contato com algum objeto quente, como por exemplo, um cilindro com temperatura entre 40 a 50º durante 4 a 5 minutos.

O tratamento consiste na utilização de cremes que contenham babosa ou calamina, com o intuito de hidratar a pele e por conta da ação calmante. Já em casos mais graves, os cremes, loções e pomadas usados são aqueles que possuem corticoide, adquiridos somente por meio da prescrição médica.

Para as alergias em bebês, é necessária a limpeza do local com uma fralda macia e o uso de talco para ajudar a manter a pele mais seca. No entanto, se o bebê continuar transpirando demais, o talco pode não fazer efeito e a melhor solução é dar vários banhos por dia, utilizando somente água.

Dois excelentes tratamentos caseiros para a alergia ao calor são o gel de babosa e as compressas de camomila. Confira as receitas:

Receita do Gel de Babosa

Ingredientes:

2 folhas de babosa

Toalha

Modo de Preparo:

Corte as folhas de babosa ao meio e, com a ajuda de uma colher, retire o gel de dentro da folha para um recipiente. Em seguida, umedeça a toalha limpa com o gel. Aplique na região afetada cerca de 3 vezes ao dia.

Receita das Compressas de Camomila

Ingredientes:

20 a 30 gramas de flores frescas ou secas de camomila

500 ml de água fervente

Pano

Modo de Preparo:

Deite as flores na água quente e deixe repousar durante 15 minutos. Em seguida, filtre a mistura e encharque o pano. Essas compressas devem ser aplicadas pela manhã e à noite.

As informações contidas nesse site referem-se à tratamentos caseiros e não substituem os tratamentos indicado por um especialista. Consulte sempre seu médico.

Veja Mais!

Grupo: Gazeta Sul Bahia

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021