A alergia ao calor, ou urticária ao calor, é uma reação alérgica provocada pelas temperaturas elevadas. Ela se manifesta através de alterações na pele, como placas pelo corpo com vermelhidão e coceira intensa (por isso o nome urticária).
As lesões causadas por essa alergia, geralmente, surgem 2 a 15 minutos após a exposição ao calor e podem durar até 3 horas. A alergia ao calor pode acontecer em qualquer idade, mas são mais frequentes em bebês. Além disso, as áreas mais afetadas são o pescoço e as axilas.
Sintomas da alergia ao calor
– Pequenas bolinhas vermelhas nas regiões que ficam expostas ao sol ou nas que mais transpiram;
– Coceira nas áreas mais afetadas;
– Surgimento de placas vermelhas na pele;
– Inchaço da região exposta ao sol;
– Coceira das áreas afetadas.
Existem outros sintomas que podem surgir por conta da longa exposição ao calor ou de acordo com o grau de alergia, como diarreia, náuseas, vômitos, dificuldade para respirar e cansaço excessivo.
Tratamento e Diagnóstico
O diagnóstico é feito através da consulta com o médico dermatologista que aplica um teste de aquecimento local. Esse teste é feito por meio da observação da reação da pele ao entrar em contato com algum objeto quente, como por exemplo, um cilindro com temperatura entre 40 a 50º durante 4 a 5 minutos.
O tratamento consiste na utilização de cremes que contenham babosa ou calamina, com o intuito de hidratar a pele e por conta da ação calmante. Já em casos mais graves, os cremes, loções e pomadas usados são aqueles que possuem corticoide, adquiridos somente por meio da prescrição médica.
Para as alergias em bebês, é necessária a limpeza do local com uma fralda macia e o uso de talco para ajudar a manter a pele mais seca. No entanto, se o bebê continuar transpirando demais, o talco pode não fazer efeito e a melhor solução é dar vários banhos por dia, utilizando somente água.
Dois excelentes tratamentos caseiros para a alergia ao calor são o gel de babosa e as compressas de camomila. Confira as receitas:
Receita do Gel de Babosa
Ingredientes:
2 folhas de babosa
Toalha
Modo de Preparo:
Corte as folhas de babosa ao meio e, com a ajuda de uma colher, retire o gel de dentro da folha para um recipiente. Em seguida, umedeça a toalha limpa com o gel. Aplique na região afetada cerca de 3 vezes ao dia.
Receita das Compressas de Camomila
Ingredientes:
20 a 30 gramas de flores frescas ou secas de camomila
500 ml de água fervente
Pano
Modo de Preparo:
Deite as flores na água quente e deixe repousar durante 15 minutos. Em seguida, filtre a mistura e encharque o pano. Essas compressas devem ser aplicadas pela manhã e à noite.
As informações contidas nesse site referem-se à tratamentos caseiros e não substituem os tratamentos indicado por um especialista. Consulte sempre seu médico.
Grupo: Gazeta Sul Bahia