Início » Você conhece os benefícios do Jatobá para a saúde?

Você conhece os benefícios do Jatobá para a saúde?

O jatobá é uma árvore muito conhecida por causa da sua madeira nobre, que é utilizada para fazer móveis, canoas indígenas e na construção civil. No entanto, o que muitos desconhecem é que essa árvore também possui diversos benefícios para a saúde.

Da família das Fabacae ou Leguminosae, o jatobá possui o nome científico de Hymenaea courbaril e suas sementes, cascas e folhas podem ser compradas em lojas de produtos naturais.

Benefícios do Jatobá

Os maiores benefícios do jatobá são encontrados em sua casca. Ela possui ação antibacteriana, antiespamódica, antifúngica, anti-inflamatória, aperiente, balsâmica, diurética, estimulante, estomáquica, adstringente, antioxidante, expectorante, fortificante, descongestionante, laxante, tônica, hepatoprotetora e vermífuga.

Por conta dessas propriedades, o chá da casca do jatobá tem um poderoso efeito nos tratamentos de problemas respiratórios, como a rinite, bronquite a asma. Além disso, ele combate as úlceras, gastrite, azia, refluxo e outros problemas gastrointestinais.

O consumo regular desse chá estimula a eliminação de líquidos, promovendo uma limpeza nos tratos urinários e renal. Por conta disso, o chá da casca de jatobá também é eficaz para o tratamento de problemas urinários, como as cistites, retenção hídrica e ainda previne o surgimento dos cálculos renais.

O chá também pode ser usado nos casos de:

– Cólicas;

– Fraqueza pulmonar;

– Hemorragias;

– Úlceras bucais;

– Blenorragia (gonorreia);

– Disenteria.

As sementes do fruto do jatobá também possuem propriedades benéficas para a saúde. Elas são ricas em cálcio, fósforo, ferro, potássio, magnésio e vitamina C e, por conta disso, a ingestão das sementes pode auxiliar nos tratamentos mencionados acima.

Não é impressionante a variedade de benefícios que o jatobá possui? Confira agora a receita do chá da casca de jatobá, que é também conhecido como vinho de jatobá, em algumas regiões:

Receita do Chá de Jatobá:

Ingredientes:

2 colheres (sopa) das cascas de jatobá

1 litro de água

Modo de Preparo:

Coloque as cascas em uma panela juntamente com a água. Deixe ferver por 15 minutos. Beber 3 xícaras ao dia.

As informações contidas nesse site referem-se à tratamentos caseiros e não substituem os tratamentos indicado por um especialista. Consulte sempre seu médico.

Veja Mais!

Grupo: Gazeta Sul Bahia

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021