Início » Quer acabar com a azia? Confira essas dicas e receitas

Quer acabar com a azia? Confira essas dicas e receitas

A azia é uma sensação de queimação na região do esôfago, no peito ou atrás do osso esterno, podendo provocar dores e muito incômodo. Ela é o sintoma mais característico do refluxo gástrico e apresenta um risco para o surgimento de complicações, tais como as ulcerações no esôfago, alterações da mucosa, gastrite e aumento da probabilidade de câncer.

Alguns alimentos e bebidas podem favorecer a ocorrência de azia, já outros, são poderosos aliados para aliviar a sensação de queimação. Confira:

Alimentos e bebidas capazes de provocar azia

– Álcool;

– Chocolate;

– Pimenta;

– Frituras;

– Suco de Laranja;

– Café;

– Vinagre;

– Alimentos gordurosos;

– Ketchup;

– Mostarda;

– Refrigerantes;

– Cebola;

– Molho de tomate.

Alimentos e bebidas eficientes no combate à azia

Bicarbonato de Sódio

Quando diluído em água, o bicarbonato de sódio possui um efeito alcalinizante no tubo digestivo. Dessa forma, ele alivia o desconforto da azia porque consegue diminuir a acidez do estômago e reduzir a inflamação no esôfago.

Suco de Pera

A pera é uma fruta rica em vitaminas e sais minerais, como sódio, potássio, cálcio e ferro. Por isso, o suco dessa fruta ajuda a diluir o ácido estomacal, aliviando a sensação de queimação causada pela azia.

Para preparar o suco basta bater 2 peras com água no liquidificador e beber. Se preferir, pode acrescentar algumas gotas de limão.

Torrada ou Biscoito Cream Cracker

A torrada ou o biscoito cream cracker conseguem absorver o ácido que provoca a acidez na laringe e na garganta e, dessa forma, são eficientes para diminuir a sensação da azia.

Batata Crua

No momento da azia, comer uma fatia de batata crua combate o desconforto em poucos instantes, pois a batata é capaz de neutralizar a acidez do estômago.

Chá de Gengibre

Por possuir antioxidantes e outras substâncias que aliviam a inflamação do esôfago, o chá de gengibre é excelente para reduzir a sensação de azia.

Para preparar esse chá, basta colocar alguns pedaços de gengibre em uma panela com água e deixar ferver. Depois, desligue o fogo e deixe a panela tampada por 30 minutos. Em seguida, coe e beba um copo do chá 20 minutos antes de cada refeição.

As informações contidas nesse site referem-se à tratamentos caseiros e não substituem os tratamentos indicado por um especialista. Consulte sempre seu médico.

Veja Mais!

Grupo: Gazeta Sul Bahia

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021