Início » Esses sinais podem indicar colesterol alto. Cuidado!

Esses sinais podem indicar colesterol alto. Cuidado!

Provavelmente você já deve ter ouvido falar em colesterol bom e colesterol ruim, não é mesmo? O “colesterol ruim” (LDL) é assim conhecido porque sua função é carregar as partículas de colesterol do fígado e de outros locais para as artérias, podendo provocar um acúmulo nos vasos, que é uma das causas para o infarto.

Já o “colesterol bom” (HDL) impede o acúmulo de colesterol, pois possui a função de removê-lo do organismo e levá-lo de volta para o fígado. Porém, o que muita gente desconhece é que o HDL, em excesso, também pode ser nocivo para o organismo. Por isso, é necessário o equilíbrio.

O colesterol alto é uma doença silenciosa, que não costuma apresentar sintomas. No entanto, o excesso de colesterol pode gerar alguns sinais por conta do depósito de gordura no fígado. Confira agora esses sinais:

Xantelasma e Xantoma

São lesões cutâneas associadas a alterações dos níveis de lipídios na circulação sanguínea. Eles se formam nos tendões e na pele e são pequenos depósitos de matéria gordurosa e colesterol que acabam se instalando sob a superfície da pele, geralmente, nas mãos ou em volta dos olhos.

Inchaço abdominal

O inchaço abdominal sem uma razão aparente pode ser um indício do aumento do fígado e do baço devido às altas concentrações de triglicérides no sangue.

Aumento da sensibilidade na região da barriga

Com o aumento do fígado e baço, causadas pelo acúmulo de triglicérides, há um aumento também da sensibilidade na região da barriga, causando assim, alguns desconfortos.

Diagnóstico

Esses sinais podem ser indicativos do excesso de colesterol no sangue, mas a única maneira de ter a confirmação absoluta é através do exame de sangue para avaliar as quantidades de HDL, LDL e triglicérides no sangue.

Receitas para diminuir os níveis de colesterol

Essas duas receitas são uma excelente estratégia para a diminuição do colesterol, porque possuem ingredientes poderosos. O abacate, por exemplo, é rico em gorduras saudáveis e antioxidantes. Já a soja verde contém isoflavonas, substância que auxilia na redução dos níveis de colesterol no sangue

Receita de Creme de Abacate

Ingredientes:

1 abacate maduro

100 ml de leite desnatado

Modo de Preparo:

Bata o abacate com o leite no liquidificador. Em seguida, adoce como preferir e beba.

Receita de Soja Verde Refogada

Ingredientes:

Soja verde

Molho de soja

Vinagre

Gengibre em pó

Modo de Preparo:

Cozinhe a soja verde em água até ficar bem macia. Em seguida, tempere com o molho de soja, vinagre e gengibre em pó.

As informações contidas nesse site referem-se à tratamentos caseiros e não substituem os tratamentos indicado por um especialista. Consulte sempre seu médico.

Veja Mais!

Grupo: Gazeta Sul Bahia

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021