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Os benefícios e o perigo da Carambola

A carambola, além de ser uma fruta muito deliciosa, é também muito utilizada para a ornamentação de pratos e mesas, por conta do seu lindo formato de estrela -“star fruit” (“fruta estrela”, traduzido em português). Ela possui uma cor amarelada vibrante, é muito suculenta e nutritiva.

Com sabor doce, mas também um pouco ácido, a carambola é extremamente versátil, podendo ser consumida em sua forma natural ou em diferentes preparações, tais como bebidas, pratos doces ou saladas. Porém, apesar dos inúmeros benefícios que ela proporciona à saúde, existem também os riscos de consumir essa fruta cítrica.

Benefícios da Carambola

Rica em diversas vitaminas, como a vitamina A, C e algumas do complexo B, a carambola fortalece o sistema imunológico, sendo muito útil na prevenção de gripes e resfriados. As vitaminas do complexo B (riboflavina, piridoxina e outras), mais especificamente, favorecem o metabolismo e várias funções dentro do corpo.

A carambola age como um excelente antioxidante, capacitando o copo no combate dos radicais livre. Além disso, o potássio presente nessa fruta auxilia o sistema sanguíneo, regulando os batimentos cardíacos e reduzindo a pressão arterial.

Outro benefício é que a carambola contém pouquíssimas calorias, sendo excelente para uma dieta de emagrecimento. Ela também ajuda a combater o colesterol alto e, por ter função hipoglicemiante, também diminui os níveis de glicose no sangue.

Os principais benefícios dessa fruta são:

– Fortalece o sistema imunológico;

– Ajuda na prevenção de gripe e resfriados;

– Favorece o funcionamento intestinal;

– Evita ressecamento e contribui para a ingestão de líquidos;

– Ajuda na hidratação da pele;

– Previne a constipação e prisão de ventre;

– Contribui para um emagrecimento saudável;

– Auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares;

– Regula a pressão arterial;

– Ajuda a controlar os níveis de colesterol;

– Diminui os níveis de glicose no sangue;

– Previne o envelhecimento precoce das células, retardando o aparecimento de rugas e marcas de expressões;

– Ajuda no controle dos cravos e espinhas;

– Diminui o inchaço do corpo.

Os Riscos da Carambola

Apesar de todos esses benefícios citados, o consumo da carambola deve ser feito com responsabilidade e sem exageros. Essa fruta contém em sua composição um teor elevado de oxalato e uma substância conhecida como caramboxina (toxina específica da carambola).

Por conta dessas duas toxinas, pessoas que possuem problemas renais devem evitar o consumo da carambola sem antes consultar um médico, já que para elas, a capacidade de eliminar substâncias tóxicas do corpo é reduzida. 

Agora que você conhece os riscos e benefícios dessa fruta, confira a seguinte receita de doce de carambola:

Receita de Doce de Carambola

Ingredientes:

1 unidade de carambola

1 colher de açúcar para cada unidade de carambola

1 pau de canela

Modo de Preparo:

Lave a carambola e corte fora as pontas duras. Em seguida, fatie horizontalmente a fruta, formando as “estrelas”. Depois, retire as sementes. Em uma panela, coloque o açúcar, o pau de canela e as fatias de carambola para cozinhar em fogo brando. A fruta irá soltar água e você deve seguir mexendo até notar a carambola amolecer. Coloque na geladeira e coma frio.

As informações contidas nesse site não substituem as indicações de um especialista. Consulte sempre seu médico.

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Grupo: Gazeta Sul Bahia

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