Início » 3 receitas para eliminar verrugas e o olho de peixe

3 receitas para eliminar verrugas e o olho de peixe

As verrugas são pequenos crescimentos na pele ou um caroço na membrana mucosa causado pelo papilomavírus humano (HPV). O HPV ativa o crescimento anormal de células da epiderme e algumas dessas células são lançadas para a superfície do corpo, formando, assim, as verrugas.

Existem vários tipos de verrugas, como por exemplo, o “olho de peixe, que aparece nos pés. Elas podem ocorrer em qualquer lugar do corpo. Mas, algumas lesões que se assemelham às verrugas podem se tratar de câncer de pele ou de lesão pré-cancerosa.

Os pacientes imunodeprimidos são os mais suscetíveis ao aparecimento de verrugas causadas pelo HPV. O contato ocorre através do contato direto com pessoas e objetos infectados, por meio das relações sexuais, de pequenos ferimentos e por via materno-fetal na hora do parto.

Principais Tipos de Verrugas

Verrugas vulgares ou comuns: são as verrugas mais comuns. Não possuem coloração diferente da pele, seu aspecto é áspero e arredondado. São benignas e podem ocorrer na infância.

Verrugas plantares: conhecidas como “olho de peixe”, essas verrugas aparecem nas solas ou plantas dos pés e, muitas vezes, acabam sendo confundidas com calos. São verrugas benignas, apesar da dificuldade para o tratamento.

Verrugas planas: normalmente surgem no rosto. São achatadas e amareladas e podem ser múltiplas. Não levam ao desenvolvimento de outras doenças.

Verrugas filiformes: são fininhas e benignas, parecem um fio ou uma cobrinha. Podem aparecer em qualquer parte do corpo, em especial, no pescoço e nas pálpebras. São mais comuns em pessoas idosas ou com a imunidade baixa.

Verrugas periungueais: muito parecidas com as verrugas vulgares ou comuns, porém, ocorrem no entorno das unhas. São benignas.

Verrugas subungueais: também são parecidas com as verrugas vulgares ou comuns, mas, diferentemente das periungueais, surgem debaixo das unhas. Elas fazem as unhas crescerem tortas ou com ondulações, por isso, mesmo ficando visivelmente escondidas por conta da aplicação de esmaltes escuros, é possível notar que algo está diferente.

Verrugas anogenitais: normalmente estão associadas às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) – antigamente conhecidas como DSTs – pois ocorrem nas regiões genital, perianal, oral e na uretra.

Ao notar uma verruga, a primeira coisa a se fazer é passar por uma consulta com um dermatologista. Se a verruga for do tipo anogenitais, tanto a ginecologista ou o urologista podem examinar e recomendar o tratamento adequado.

Existem muitas formas de remover uma verruga, tais como a eletrocirurgia, crioterapia, curetragem, entre outros. A remoção caseira só pode ser feita nos casos de verrugas plantares (olho de peixe) e vulgares comuns. Confira algumas receitas:

Receita com alho

Ingredientes:

1 dente de alho

Gaze

Modo de Preparo:

Amasse o dente de alho até formar uma pasta e espalhe no local. Em seguida, cubra com gaze e deixe agir enquanto você dorme. Depois é só retirar pela manhã. Faça isso todos os dias, até a verruga sumir.

Receita com Bicarbonato de Sódio

Ingredientes:

1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio

1 colher (sopa) de óleo de rícino (óleo de mamona ou castor oil)

Gaze

Modo de Preparo:

Misture o bicarbonato com o óleo de rícino. Em seguida, aplique sobre a região e cubra com gaze. Repita esse processo duas vezes ao dia, até a verruga desaparecer.

Receita com Vinagre de Maçã

Ingredientes:

Vinagre de Maçã

Algodão

Modo de Preparo:

Molhe um pedaço de algodão no vinagre e aplique em cima da verruga durante a noite. Você pode utilizar uma fita adesiva para deixar o algodão preso.

As informações contidas nesse site referem-se à tratamentos caseiros e não substituem os tratamentos indicado por um especialista. Consulte sempre seu médico.

Veja Mais!

Grupo: Gazeta Sul Bahia

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021