Início » Tudo o que você precisa saber sobre a Íngua

Tudo o que você precisa saber sobre a Íngua

A íngua é um caroço na virilha, pescoço ou axila que representa uma reação de defesa do nosso organismo diante de possíveis infecções ou inflamações. Não é, necessariamente, um motivo para pânico, já que na maioria das vezes, ela é passageira, durando de 3 a 30 dias.

O surgimento das ínguas no corpo está relacionado aos gânglios linfáticos. Estes gânglios são pequenas estruturas pertencentes ao sistema imune, ou seja, fazem parte do sistema de defesa do organismo. Eles agem como filtros para substâncias ou microrganismos, atacando e destruindo os germes que são transportados pelo líquido linfático. Dessa forma, os gânglios linfáticos auxiliam no combate às inflamações ou infecções do corpo.

Mas é preciso ter cuidado! Quando a presença de caroço na virilha, axila ou pescoço durar mais do que 30 dias, crescer mais de 2cm, endurecer ou aparecer em vários locais do corpo, é necessário procurar um médico. Todos esses sinais podem ser um alerta para doenças mais graves, como o câncer ou doenças autoimunes.

Principais Causas do Surgimento de Ínguas

Inflamações da Pele

Devido ao uso de substâncias químicas, como desodorantes, pelos encravados, ferimentos ou cortes depois da depilação ou foliculite, é comum que surjam ínguas nos locais afetados. Além disso, feridas e picadas de insetos são locais que facilitam a entrada de bactérias e vírus no organismo e, assim, o sistema imune começa a trabalhar para eliminar o problema.

Gripes e Resfriados

As gripes e os resfriados são uma das principais causas do surgimento das ínguas. Nesses casos, o surgimento dos caroços costuma surgir em qualquer lugar da região do pescoço, pois a infecção acontece por conta do vírus da gripe.

Inflamação da Garganta

Mais comum em casos de gripe, a inflamação da garganta também pode surgir por conta de infecções bacterianas, como por exemplo, no caso da amigdalite. Nessa situação, as ínguas costumam surgir na lateral do pescoço, acompanhada de outros sintomas, como dor na garganta, febre e mau hálito. A inflamação dos gânglios linfáticos ocorre por conta do aumento de trabalho do sistema imune na tentativa de combater a infecção.

Infecções

As infecções, no geral, podem provocar o aparecimento de caroços no corpo. A sinusite, faringite, viroses (como dengue), podem causar ínguas no pescoço, nuca, mandíbula ou atrás da orelha. Em casos de pneumonia e bronquite, os caroços costumam aparecer nas axilas. Já as gastroenterites, HPV, sífilis, candidíase ou vaginose, geralmente, causam ínguas na virilha.

A infecção no ouvido é semelhante às inflamações de garganta e, além do surgimento de caroços, podem surgir sintomas como dor no ouvido, dificuldade para escutar, coceira ou produção de pus.

Câncer e Doenças autoimunes

O câncer é uma causa mais rara do aumento dos gânglios. O aspecto é endurecido e há crescimento, além de aparecer em qualquer lugar do corpo. Qualquer câncer pode provocar o surgimento de ínguas, mas os mais característicos são o linfoma, câncer de mama e câncer de pulmão.

As doenças como o lúpus, artrite, vasculite e doença inflamatória intestinal, que são doenças que interferem na imunidade do corpo, também podem causar aumento dos linfonodos.

Quando procurar por um médico?

Alguns sinais podem ser um alerta de que o caroço na virilha, pescoço ou axila representa uma doença mais grave. São eles:

– Se espalha por vários locais do corpo;

– Mede mais que 2,5 cm;

– Apresenta endurecimento;

– Não desaparece depois de 1 mês;

– É acompanhada de febre que não melhora em 1 semana, suor noturno, perda de peso ou mal-estar.

Em qualquer um desses casos, é recomendado a procura por um clínico geral para a realização de exames de sangue que consigam avaliar melhor tais condições.

Tratamento para a Íngua

Como a íngua é somente uma resposta do organismo diante de uma infecção ou inflamação, o tratamento recomendado é apenas o repouso e hidratação. Remédios analgésicos ou anti-inflamatórios também podem ser usados, mas somente quando é orientado por um médico especialista.

O chá de eucalipto e o uso de compressas de argila são um excelente tratamento caseiro para fortalecer o organismo e ajudar o sistema imune a combater às ínguas.

As informações contidas nesse site não substituem as orientações indicadas por um especialista. Consulte sempre seu médico.

Veja Mais!

Grupo: Gazeta Sul Bahia

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021