Taraxacum officinale é o nome científico do dente-de-leão. Essa planta cresce facilmente em várias regiões de clima temperado ou subtropical do mundo. Na sua composição química estão presentes as lactonas, vitaminas A, B, C e D, colina, sesquiterpênicas e minerais, incluindo o potássio.
Devido às suas propriedades, o dente-de-leão pode ser usado para a desintoxicação do organismo, no auxílio do tratamento de transtornos digestivos, problemas no fígado e pâncreas e afecções na pele.
A planta dente-de-leão pode ser usada na preparação de sucos, chás e tinturas. O chá, por exemplo, possui uma das maiores capacidades de combater o inchaço do corpo. Além disso, essa planta é perfeita para quem quer acabar com a retenção de líquido.
Benefícios do Dente-de-Leão
– Promove a função hepática adequada e impede o sangramento;
– É uma poderosa fonte de vitaminas e potássio;
– Ajuda no tratamento de problemas de pele, como psoríase, rosácea e vitiligo;
– Melhora a digestão dos alimentos, já que promove a secreção de sucos e líquidos gástricos;
– Excelente diurético natural;
– Combate radicais livres, portanto, possui ação antioxidante;
– Reduz a falta de apetite;
– Auxilia no tratamento das hemorroidas;
– Proporciona um efeito laxante através da sua raiz.
Receita do chá de Dente-de-Leão
Ingredientes:
750 ml de água pura
1 colher (sopa) de folha de dente-de-leão
1 pau de canela a gosto (tamanho do dedo indicador)
¼ colher (chá) de gengibre em pó ou ralado
½ colher (chá) de pimenta-do-reino moída na hora
Modo de Preparo:
Coloque a água para ferver com a canela em fogo baixo. Quando levantar fervura, adicione os outros ingredientes. Espere um pouco e desligue o fogo. Deixe descansar por mais 10 minutos. Em seguida, coe e baba. Consuma de dois a três copos diariamente.
ATENÇÃO: pessoas hipertensas devem fazer o chá sem o gengibre e sem a canela.
Suco de Dente-de-Leão
Ingredientes:
Folhas novas de dente-de-leão
Água de coco
Modo de Preparo:
Bata as folhas em um processador, juntamente com a água de coco. Tomar três vezes ao dia.
As folhas de dente-de-leão, geralmente, possuem um sabor amargo, portanto, utilize as mais novas, cujo sabor é menos intenso. Você pode acrescentar outros ingredientes, se preferir, como o suco de maçã, hortelã e gengibre para melhorar o sabor e conferir mais propriedades ao suco.
Contraindicações
Pessoas com hipersensibilidade a esta planta, que sofram de obstrução dos ductos biliares ou de oclusão intestinal não devem fazer o uso dela. As grávidas também devem evitar o consumo do dente-de-leão durante a gravidez.
ATENÇÃO: A utilização do dente-de-leão, em alguns casos, pode causar transtornos gastrointestinais ou reações alérgicas.
As informações contidas nesse site referem-se à tratamentos caseiros e não substituem os tratamentos indicado por um especialista. Consulte sempre seu médico.
Grupo: Gazeta Sul Bahia