Início » Você conhece os benefícios do Mastruz?

Você conhece os benefícios do Mastruz?

O mastruz é popularmente conhecido como erva-de-santa-maria, mas possui outros nomes como: mastruço, lombrigueira, ambrosina ou mentruz. É uma planta que possui folhas alongadas e de diferentes tamanhos, flores pequenas e brancas e um cheiro forte e desagradável.

Por ser rica em vitaminas e minerais, o mastruz possui diversos benefícios para a saúde. Dessa forma, ele pode ser utilizado no tratamento de problemas respiratórios gerais, nas câimbras e para a voz, no caso da rouquidão.

Conheça alguns dos benefícios dessa planta medicinal:

Benefícios do Mastruz

Fortalece o sistema imunológico

Em sua composição, há um alto teor de vitamina C, portanto, o mastruz aumenta as defesas do corpo, fortalecendo a imunidade do organismo. Por conta disso, pode tratar sintomas como a gripe e resfriados, além de ser eficiente nos casos de escorbuto (doença causada pela carência de vitamina C). A ingestão já garante efeitos no alívio de sintomas.

Acelera a cicatrização de machucados

As folhas do mastruz possuem uma grande quantidade de óleos essenciais e são esses óleos que estimulam a cicatrização. Eles agem nos machucados, mesmo aqueles que estão com sangramento, pois faz com que o ferimento pare de sangrar mais rapidamente, evitando o surgimento de hematomas.

Alivia as terríveis cólicas menstruais

O chá de mastruz é um poderoso aliado para as mulheres que sofrem no período da menstruação. Por conta das suas propriedades calmantes, o chá de mastruz alivia as cólicas menstruais, até aquelas mais fortes.

Auxilia no tratamento de problemas respiratórios e pulmonares

Em sua composição, o mastruz possui diversas substâncias que fazem dele um excelente expectorante, como os flavonoides, polifenois, alcaloides, lepidina, ferro, arsênio e a própria vitamina C. Ele ajuda o corpo na eliminação do muco e do catarro e, portanto, em uma crise de asma, rinite ou sinusite, basta ingerir o chá de mastruz para o alívio dos sintomas. Outra forma de ingestão é beber o mastruz com leite. Essa combinação é extremamente eficaz para a eliminação do catarro ou muco.

Ajuda no tratamento de problemas digestivos

A ingestão do chá de mastruz após o consumo de comidas gordurosas ou mais pesadas, ou até mesmo no momento de uma crise de gastrite, causa alívio imediato para as dores da má digestão. Ele também é eficaz contra a flatulência.

Elimina vermes, bactérias e parasitas do corpo

Por conta da sua constituição química, o mastruz é um excelente antifúngico e antiviral. Além disso, ele possui uma poderosa ação antibacteriana, tornando-se potente no controle de parasitas e bactérias intestinais.

Receita para o chá de Mastruz:

Ingredientes:

3 a 4 ramos de mastruz

Água

Açúcar, adoçante ou mel

Modo de Preparo:

Ferva a água em uma panela. Em seguida, faça a imersão das folhas durante 10 minutos. Coe e adoce da maneira que preferir, utilizando o açúcar, adoçante ou o mel.

Receita de Mastruz com Leite:

Ingredientes:

3 a 4 ramos de mastruz

Leite

Açúcar, adoçante ou mel

Modo de Preparo:

Apenas junte todos os ingredientes e bata no liquidificador. Simples, não é? Essa vitamina é indicada para crianças no tratamento e eliminação de vermes.

Contraindicações

As propriedades do mastruz, em altas doses, podem causar um efeito abortivo, pois ele atua na contratilidade dos músculos do corpo. Por isso, é desaconselhável o seu uso para mulheres gestantes. Além disso, crianças menores de 5 anos de idade também não devem ingerir.

O consumo não orientado por um médico pode causar coceira, irritação, pele rubra, diarreia, azia, vômitos e palpitações cardíacas. Por isso, é de extrema importância a recomendação profissional de um médico ou nutricionista.

As informações contidas nesse site referem-se à tratamentos caseiros e não substituem os tratamentos indicado por um especialista. Consulte sempre seu médico.

Veja Mais!

Grupo: Gazeta Sul Bahia

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021