Início » Comer Tanajura faz mal para à saúde?

Comer Tanajura faz mal para à saúde?

Você já deve ter escutado por aí que comer formiga faz bem para as vistas, não é verdade? Mas e ssa afirmação não possui nenhuma comprovação científica. Falava-se isso para impedir que as pessoas descartassem os alimentos em que as formigas passavam. Porém, existem espécies de formigas que são consideradas iguarias em alguns países, sendo muito utilizadas na culinária. É o exemplo da Tanajura.

Também conhecida como Içá, a tanajura é a fêmea pertencente à espécie de formiga chamada Saúva (designação comum das formigas do gênero Atta dos formicídeos). Ela é a futura rainha da espécie e sai do formigueiro em épocas de chuva para o voo nupcial. Após o acasalamento, os machos morrem e as fêmeas fecundadas procuram um lugar adequado para criar seu próprio formigueiro. O tempo de vida das icás, geralmente, pode durar de 20 a 30 anos.

No nordeste brasileiro, as tanajuras são consideradas iguarias e, geralmente, são vendidas em mercados públicos, podendo fazer parte de um cardápio bem exótico. Elas são preparadas de diversos jeitos: torradas, assadas, em paçoca com farinha de mandioca ou de milho.

A Tanajura na Culinária

De acordo com estudos, o valor proteico da tanajura ultrapassa em dobro o valor da porcentagem de proteínas presentes na carne de frango. Isso desmistifica a afirmação de que a içá faz mal para a saúde. Muito pelo contrário, é um alimento com um alto valor nutritivo e não há risco de contaminação em comer a formiga frita.

Existem várias maneiras de utilizar a tanajura na cozinha. A mais comum é torrá-la com óleo ou manteiga e sal (do mesmo modo que se prepara amendoim torrado). Quando frita, possui um gosto que se parece um pouco com camarão. Outra maneira é utilizar apenas o abdômen da formiga, refogando com alho, cebola e acrescentar a farinha de mandioca até formar uma paçoca.

A içá também é um ótimo petisco para comer enquanto se bebe aquela cervejinha ou para acompanhar o famoso cuscuz (flocos de milho cozido). Há pessoas que preferem comê-la crua, contudo, não é recomendável, pois não se sabe por onde ela andou ou voou. Além disso, é também utilizada para colocar dentro da garrafa com cachaça, no intuito de adoçar a bebida.

Agora que você sabe que a Tanajura não faz mal para a saúde, vamos te ensinar uma receita de farofa que é deliciosa:

Receita da Farofa de Tanajura:

Ingredientes:

1 xícara de tanajura sem o ferrão e as patas;

1 dente de alho pisado

½ xícara de cebola picada

¼ xícara de cebolinha

½ xícara de farinha de mandioca

2 colheres (sopa) de manteiga

Sal a gosto

Modo de Preparo:

Coloque a manteiga para derreter em uma frigideira. Acrescente a cebola e o alho já pisado. Assim que a cebola ficar transparente, acrescente a tanajura. Frite até que a “bunda” da formiga fique com umas listras douradas. Tenha cuidado com as que fritarem demais porque com o estouro, pode salpicar manteiga quente. Em seguida, desligue o fogo, acrescente a cebolinha e a farinha e misture bem.

Pronto! Agora é só saborear essa iguaria.

Veja Mais!

Grupo: Gazeta Sul Bahia

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021