A manga é uma fruta que está associada a diversos mitos, como a lenda de que misturar manga com leite faz mal. Antigamente, os mais velhos também diziam que comer manga verde com sal fazia muito mal e que o problema só se resolveria quando a pessoa tomasse o chá da casca da manga verde que ingeriu.
Na verdade, em condições normais, a combinação da manga com sal não é considerada um risco à saúde. A razão de colocar uma pitada de sal na fruta é que ele potencializa o sabor, fazendo com que o gosto da fruta fique mais intenso.
No entanto, é preciso uma certa moderação, já que a maioria das pessoas ingerem mais do que o necessário de sal. Dessa forma, o sal em excesso pode desencadear problemas como hipertensão, acidente vascular e doença renal. Além disso, o consumo da manga com sal pode ser um agravante para pessoas que sofrem de gastrite ou refluxo, podendo piorar esses episódios.

Manga Verde
O que muitas pessoas pensam é que somente as frutas maduras são nutritivas. Porém, isso não é bem uma verdade, pois as melhores fontes de vitamina C são as frutas verdes. A manga verde, por exemplo, possui elevado valor nutricional.
A manga é uma boa fonte de vitaminas B6, E, K, A e C. Ela possui minerais essenciais como o magnésio, ferro, zinco, cobre e cálcio. Portanto, são todos esses nutrientes que fazem da manga uma excelente auxiliadora do bem-estar e saúde geral do corpo.
Benefícios da Manga Verde:
– Combate radicais livres;
– Ajuda a melhorar a saúde da visão;
– Impede a ocorrência de constipação;
– Previne o envelhecimento precoce;
– Evita a ocorrência de infecções no corpo;
– Trata problemas nas gengivas;
– Aumenta a imunidade;
– Alivia as sensações de náusea em mulheres grávidas;
– Aumenta a capacidade digestiva;
– Não aumenta o teor de açúcar e nem de gordura no corpo;
– Elimina a azia;
– Tem função antibacteriana;
– Ajuda na manutenção da saúde do fígado;
– Auxilia na redução das acnes e, portanto, é ótima para a pele;
– Eficaz para o tratamento do cabelo.

Agora que acabamos com o mito da manga verde com sal, fique à vontade para consumi-la. Mas lembre-se de não exagerar no sal e ter moderação na ingestão.
Grupo: Gazeta Sul Bahia