Início » Castanha de caju, vitamina E e a importância dessa relação para o corpo

Castanha de caju, vitamina E e a importância dessa relação para o corpo

Muitas pessoas se confundem e acham que o fruto do cajueiro é o caju. Mas, na verdade, o caju é um pseudofruto composto por duas partes: o fruto propriamente dito que é a castanha e o pedúnculo floral (parte maior) de cor avermelhada ou amarelada. Então, a castanha de caju que é a real fruta do cajueiro.

É muito comum encontrá-la no Brasil e sua região de origem é o Nordeste. Ela é uma excelente aliada para o bem-estar e saúde do corpo porque é rica em gorduras boas para o coração, ajuda a melhorar o transporte de oxigênio pelo corpo e a saúde dos ossos.

Por ser uma oleaginosa (possui alto teor de lipídios), a castanha de caju é conhecida por ajudar no controle dos níveis de colesterol do sangue, aumentando o HDL (“colesterol bom”) e reduzindo LDL (‘”colesterol ruim”). Além disso, pode auxiliar na perda de peso ao reduzir os triglicérides no corpo (gorduras armazenadas).

Propriedades da Castanha de Caju

A castanha de caju é formada por gorduras insaturadas, sais minerais e muitas vitaminas. São as gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas que fazem o controle dos níveis de colesterol e reduz os triglicéridios, como mencionamos acima. Popularmente conhecida como “gorduras boas”, traz muitos benefícios para a circulação do sangue, bem como para o coração.

Os sais minerais presentes nessa fruta são o zinco, potássio, fósforo, ferro, cobre, magnésio e o cálcio. Eles estão ligados a diversas funções do corpo e às reações bioquímicas, como por exemplo nas funções neuromusculares e na produção de energia. A maioria desses sais estão associados ao sistema imunológico, dessa forma, a castanha de caju fortalece e protege o corpo de possíveis patógenos.

Já entre as vitaminas, estão a vitamina C, um antioxidante que auxilia no processo de cicatrização, reparação e manutenção de cartilagem, além de ajudar na absorção de ferro. Há também a vitamina K que possui ação anti-hemorrágica; as vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B6 e B9) que estão relacionadas com a produção de energia, com o sistema nervoso e com o sistema cardiovascular e a vitamina E que também é um antioxidante.

Mas vamos focar um pouco na vitamina E:

Castanha do Caju e a Vitamina E

A vitamina E se destaca por ser um antioxidante poderoso. Ela age no combate dos radicais livres e, com isso, reduz os riscos de doenças cardiovasculares e cerebrais degenerativas, como a doença de Alzheimer. Ela também auxilia na manutenção do sistema imunológico, capacitando o corpo para que este fique forte ao ponto de estar preparado para possíveis infecções virais e bacterianas.

Como é rica nessa vitamina, a castanha do caju é eficiente na prevenção do câncer e do envelhecimento precoce. Há uma outra função da vitamina E que é superimportante para as mulheres grávidas: pesquisas apontam que ela pode ajudar na prevenção da pré-eclâmpsia (quando a gestante desenvolve hipertensão).

Além disso, a vitamina E possui também benefícios para a pele por meio do rejuvenescimento e cicatrização. Ela ajuda na melhora da fertilidade e capacidade cognitiva.

Agora que já falamos da vitamina E, vamos citar mais alguns benefícios da castanha do Caju:

Benefícios da Castanha do Caju

– Favorece a saúde dos cabelos, da pele a das unhas;

– Auxilia no funcionamento e regulação do intestino, evitando diarreias e constipação;

– Previne diversas doenças, como as doenças cardíacas;

– Melhora os níveis de colesterol no corpo;

– Consegue reduzir a pressão arterial;

– Fortalece o sistema imunológico;

– Melhora a memória;

– Previne a osteoporose;

– Ajuda na prevenção e tratamento da anemia;

– Combate o envelhecimento precoce;

– É um poderoso anti-inflamatório;

– Melhora a libido.

Diante dessas informações, vamos te ensinar uma receita de pão para que você possa incluir a castanha de caju na sua alimentação e usufruir desses benefícios. A vantagem dessa receita é que ela é uma ótima opção para quem quer emagrecer, já que pode ser incluída em dietas low carb. Veja como fazer:

Receita de Pão de Castanha de Caju

Ingredientes:

1 xícara e meia (chá) de farinha de castanha de caju

1 colher (sopa) de farinha de linhaça

½ colher (chá) de bicarbonato de sódio

1 colher de chá (rasa) de sal

1 colher (sopa) de semente de girassol

2 colheres (sopa) de castanhas de caju picadas

3 ovos

2 colheres (sopa) de mel

1 colher (sopa) de vinagre de maçã

1 colher (sopa) de ervas frescas, como alecrim e tomilho

Manteiga para untar a forma

Modo de Preparo:

Misture todos os ingredientes, menos os ovos batidos. Em outro recipiente, bata os ovos com um garfo e acrescente ao demais ingredientes. Depois, unte uma forma retangular para pão e despeje toda a mistura. Em seguida, leve ao forno pré-aquecido a 180ºc. Espere por 30 minutos, retire do forno e depois, é só saborear essa delícia de pão.

Atenção: se você for consumir a castanha de caju pura ou no mix de oleaginosas (mistura de amêndoas, nozes, castanha de caju, amendoim, macadâmia, castanha do Pará) certifique-se que ela não esteja crua ou mal torrada, pois, nestes casos, pode ser tóxica, já que em sua composição contém uma substância chamada urushiol. Esse composto pode inflamar a pele, em pequenas quantidades, porém, em altas concentrações, pode ser letal. Além disso, por se tratar de uma oleaginosa, é preciso consumi-la com moderação.

As informações contidas nesse site referem-se à tratamentos caseiros e não substituem os tratamentos indicado por um especialista. Consulte sempre seu médico.

Veja Mais!

Grupo: Gazeta Sul Bahia

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021