Início » Você conhece a Melancia da Praia?

Você conhece a Melancia da Praia?

Provavelmente você nunca deve ter ouvido falar da melancia da praia, não é verdade? A melancia da praia ou juá exótico é o nome dado ao fruto do juazeiro, planta típica da Mata Atlântica e encontrada em quase toda a América do Sul. Esse nome é utilizado porque, quando ainda não está madura, ela se parece com uma melancia.

O juazeiro também é conhecido por outros nomes, como juá, laranjeira de vaqueiro, juá-fruta e juá-espinho. Ele é um pequeno arbusto, pouco exigente em relação ao solo e muito resistente à falta de água, por conta disso, é encontrado em locais arenosos, secos e com muito ou pouco nutrientes.

É uma planta que produz espinho em toda a sua estrutura. Costuma dar flores e frutos, principalmente, na primavera e verão, mas pode ser encontrada florida durante quase todo ano. Suas flores são brancas e roxas e seus frutos são arredondados e chegam a atingir 5 cm de diâmetro.

A melancia da Praia, geralmente, pode ser encontrada em beira de estradas, em pastagens, em meio à diversas lavouras ou nos quintais das casas de roça. É uma fruta perigosa, já que suas sementes apresentam toxicidade e não podem ser ingeridas por animais, principalmente os equinos. Apesar disso, a polpa é rica em vitamina C, muscilagens e açúcares.

Usos e benefícios do Juá

O Juá possui propriedade antibacteriana e é utilizado na medicina popular para o alívio de manchas na pele, urticária e furúnculos. O fruto verde é cortado ao meio, cozido e aplicado no local em forma de compressa.

O córtex e as folhas dessa planta são ricos em saponina, dessa forma, tem grande valor detergente. Os extratos das cascas e das folhas são usados para aliviar problemas gástricos.

A melancia da praia possui grande benefício em épocas de seca, pois atenua a fome e a sede. Além disso, também pode ser utilizado como shampoo, anticaspa, tônico capilar, para a limpeza dos dentes e no tratamento de doenças de pele, tudo isso devido a propriedade espumígena que as suas folhas possuem.   

Veja Mais!

Grupo: Gazeta Sul Bahia

Compartilhe rápido por aqui:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Encantos do Nordeste

© 2021