A hepatite B é uma doença causada pelo vírus HBV que gera inflamação no fígado, fazendo surgir uma série de sintomas.
Essa doença, também conhecida como “soro-homóloga”, já contaminou cerca de 15% da população brasileira, sendo que 1% das pessoas aqui possuem a doença em sua fase crônica.
Existem ainda as hepatites causadas pelos vírus A, C, D e E.
Como o HBV (vírus da hepatite B) é um vírus que pode estar presente no esperma, no sangue e no leite materno, ela é considerada uma doença sexualmente transmissível, podendo ainda ser passada da mãe para o bebê.
Para se evitar o contagio é necessário fazer o uso de preservativo durante a relação sexual e realizar a vacinação.
Principais sintomas da hepatite B
Quando uma pessoa é contagiada pela hepatite B os sintomas não aparecem de imediato. O tempo médio para a doença se desenvolver é de cerca de 3 meses após o contagio. Dentre os sintomas há:
– Cansaço;
– Enjoo e/ou vômito;
– Febre baixa;
– Dor nos músculos, nas articulações e na região abdominal;
– Cansaço, fadiga e falta de apetite;
– Há ainda outros sintomas, quando a doença está progredindo e causando lesões no fígado, que são: olhos amarelados, urina escura, pele amarelada e fezes claras.
Enquanto isso, os pacientes que possuem a hepatite B crônica não apresentam sintomas, no entanto o vírus continua no organismo dessas pessoas e pode ser transmitido também.
Tratamento para a doença
Como há dois tipos de hepatite B, os tratamentos para cada uma delas é distinto.
Enquanto que na fase aguda da doença é recomendado um cuidado com a alimentação, a realização de repouso e hidratação, na hepatite crônica, geralmente, o tratamento é feito com medicamentos, os quais são prescritos pelo clínico geral, hepatologista ou pelo infectologista.
Se tratando da hepatite aguda, existe a possibilidade do especialista receitar o uso de medicamentos para combater sintomas como febre, dores, enjoos, entre outros.
Enquanto isso, a hepatite crônica exige tratamento com medicamentos como antivirais e imunomoduladores, os quais ajudarão a prevenir lesões irreversíveis do fígado. Medicamentos esses que poderão ser consumidos por toda a vida.
É imprescindível que o paciente com hepatite realize regularmente exames de sangue a fim de analisar o estado da doença e manter o controle.
Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.